Você está aqui:  / Dicas da Nutri / A comida é gostosa, e agora?

A comida é gostosa, e agora?

Quase sempre temos um bom motivo para comer uma comida bem saborosa, não é mesmo? Nos mais diversos momentos da vida é comum comer um pouco a mais do que o habitual, afinal, às vezes temos disponível uma receita que não é preparada sempre, ou companhias especiais que querem compartilhar determinada refeição. Porém, isso não significa que devemos comer sem critérios e de forma exagerada. Vale a pena se perguntar: se houvesse comidas gostosas 100% do tempo, em todas as oportunidades eu comeria muito?

Falar é fácil mas na hora é difícil, né? Muitas vezes não conseguimos identificar em qual ponto parar de comer ou qual é a quantidade de comida suficiente. Uma alternativa é pensar: como eu quero me sentir após a refeição? Bem ou desconfortável de tanto ter comido?

Comer pouco e ficar com fome não é saída, assim como comer muito e se sentir desconfortável também não é, nenhum extremo é a solução. Por isso, é importante tentar encontrar um outro caminho: começar a tentar perceber esses sinais pode ser um bom começo!

Não é só porque é feriado, aniversário ou outra data comemorativa que devemos esquecer de nos alimentar com atenção. Montar refeições completas ainda é a chave para equilibrar a nossa alimentação — sem regras pré-definidas, mas pensando na combinação que eu posso fazer naquele momento com os alimentos dos variados grupos. Sem esperar por aquela segunda-feira ou o início do ano para “entrar nos eixos”, o mais interessante é perceber o quanto estamos atentos durante o nosso caminho.

Que a gente não se esqueça que a comida não define uma situação em sua totalidade, mas que sim faz parte dela. Tirá-la do papel de vilã contribui para um olhar diferente, que ajuda melhor a relação com aquela famosa comida saborosa.

.


Mariana Ribeiro é nutricionista e te ajuda a fazer escolhas alimentares mais conscientes, em sintonia com o seu corpo, de acordo com o que há disponível e sem tirar o seu prazer em comer! Possui aprimoramento em transtornos alimentares pelo Ambulim, graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e também é formada como Técnica em Nutrição e Dietética, pelo Centro Paula Souza..

_ Instagram: @maribeiro.nutri

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram