Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Quibe de abóbora com quinoa no forno

Quibe de abóbora com quinoa no forno

Para uma refeição leve, ainda mais nesses dias mais quentes de verão, preparar uma bela salada é sempre uma ótima ideia. Mas ninguém consegue sobreviver somente na base de folhas, né?

Para complementar o prato, um quibe de abóbora feito com quinoa no forno acaba combina super bem.

Eu servi junto com uma salada caprichada de folhas e tomatinhos. Para complementar, coalhada seca e cebola caramelizada, que eu simplesmente amo, mais uma chuvinha de lascas de amêndoas tostadas em cima da salada para dar um charme especial.

Eita pratão caprichado, hein? Olha, gostei muito! E você, o que acha?

Quibe de abóbora com quinoa no forno

250g. de abóbora cabotian cozida no vapor ou assada
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
2 colheres de sopa de hortelã picada
3/4 xícara de quinoa cozida
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta síria ou do reino a vontade

Comece cozinhando a quinoa. Eu usei um mix de quinoa branca e 2 e 1/2 xícaras de água e uma pitadinha de sal em fogo baixo até a quinoa ficar al dente.

Coloque a abóbora em uma tigela grande e junte os outros ingredientes. Tempere com uma boa pitada de sal e pimenta síria ou pimenta do reino, como preferir.

Misture tudo muito bem formando uma massa homogênea. Você pode moldar mini quiibes, colocar em formas individuais ou uma única maior.

Eu usei duas forminhas com fundo removível (uma eu assei para comer e a outra congelei — é só levar ao congelador e, quando estiver firme, pode desenformar e deixar em um saco plástico ou pote bem fechado, assim a forminha não fica presa no congelador. Para descongelar é só deixar na geladeira de um dia para o outro. Dura 3 meses no congelador.).

Regue o quibe com um fio de azeite e, se quiser, corte losangos. Regue com azeite também se fizer mini quibes. Leve ao forno preaquecido em 180ºC por 10 a 20 minutos (o tempo vai depender do tamanho, fique atento para não queimar!). Sirva em seguida.

Se quiser, sirva com cebolas caramelizadas e uma colherada de coalhada seca como fiz (fica ainda mais gostoso!).

Na foto, acompanhei com uma salada com base de mix de alface, tomatinhos e salpiquei com amêndoas laminadas e tostadinhas na frigideira seca).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram