Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Massa caprese cremosa em uma panela só

Massa caprese cremosa em uma panela só

Por mais que a gente aproveite as férias para viajar, passear e comer fora, não dá para evitar de entrar na cozinha uma vez ou outra durante este período. É justamente para estas ocasiões que reservo receitas rapidinhas e fáceis como esta massa caprese cremosa em uma panela só (e o melhor: não sobra quase nada de louça depois do preparo!). 😉

Para este prato, usei uma massa integral de grão de bico (e infelizmente achei o sabor forte demais 😕), o molho que sobrou do fim de semana, um restinho de queijo da geladeira e manjericão da hortinha. Mas pode ficar tranquilo que dá para simplificar e usar o que tiver na despensa vazia da casa de férias.

Comi de colher porque sim. E olha como estiiiiica esse queijo!

Massa caprese cremosa em uma panela só

1 e 1/2 xícara de macarrão curto (penne, caracol, gravatinha)
1 xícara de molho de tomate (preferencialmente caseiro, veja AQUI como fazer)
2 xícaras de água quente
1/2 xícara de queijo em cubinhos (muçarela, ementhal, gruyère)
Sal e pimenta do reino a vontade
Folhas de manjericão fresco

Coloque em uma panela média o molho de tomate, a água quente e o macarrão. Leve ao fogo alto até ferver, então abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar sem tampa pelo tempo recomendado na embalagem para que a massa fique al dente. Mexa de vez em quando para evitar que um macarrão grude no outro ou no fundo da panela.

Enquanto cozinha, a massa vai soltando amido (assim como acontece com o arroz no risoto), então o molho vai engrossando aos poucos — se precisar, pode colocar um tiquinho mais de água por vez para que não vire uma maçaroca.

Quando o macarrão estiver al dente, desligue o fogo, prove e, se precisar, corrija o tempero com sal e pimenta do reino. Somente então jogue os cubinhos de queijo e dê uma misturadinha rápida (com o calor do molho eles vão começar derreter).

Sirva em dois pratos e enfeite com folhinhas de manjericão e, se quiser, mais uns cubinhos de queijo. Estas quantidades rendem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram