Você está aqui:  / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Salada (morna ou não) de favas rajadas

Salada (morna ou não) de favas rajadas

Se tem uma coisa que me fascina são comidas bonitas. Passeando pelo Mercado Municipal de Curitiba durante minhas férias, me deparei com essas favas rajadas vermelhas lindíssimas e me apaixonei perdidamente à primeira vista — é óbvio que eu tinha que trazer um pacote dela na mala.

Para aproveitar sua beleza, pensei em preparar uma salada morna com cebola roxa, alho, alho poró e tomatinhos. Pena que o cozimento diminuiu muito o contraste das cores. Mesmo assim ficou linda — e deliciosa!

Minha sugestão é servi-la na ceia, para variar o cardápio. E, não desanime se você não encontrar essas favas bonitas, Você pode usar feijão fradinho ou qualquer outro tipo de feijão ou fava que conseguir.

Salada (morna ou não) de favas rajadas

1/2 xícara de favas rajadas vermelhas
1/2 cebola roxa pequena
3 colheres de sopa de alho poró picadinho
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
Cebolinha picada
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Escolha as favas, retirando as que estiverem amareladas ou quebradas. Enxague-as em água corrente e escorra.

Coloque as favas em uma tigela não muito pequena e cubra com água filtrada (deixe o nível da água pelo menos uns dois dedos acima das favas). Deixe de molho por pelo menos 10 horas, trocando a água na metade do tempo.

Depois do demolho, escorra a água e descarte-a. Coloque as favas em uma panela, cubra com água deixando dois dedos acima e cozinhe por cerca de 30 minutos (as favas precisam estar cozidas e macias, mas sem estourar. Reserve.

Aqueça uma frigideira e coloque um fio de azeite. Refogue rapidamente a cebola, o alho poró e o alho somente até começarem a ficar macios. Tempere com sal e pimenta do reino e junte as favas cozidas. Misture e deixe refogar também por mais uns 3 ou 4 minutos.

Desligue o fogo e junte a cebolinha picada, mexa bem e prove. Se precisar, corrija o tempero.

Sirva em seguida ainda morna ou deixe na geladeira até o momento de servir. Estas quantidades rendem entre 2 e 3 pessoas, dependendo dos demais pratos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram