Você está aqui:  / Air fryer / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Burguer de lentilha com gergelim (vegano)

Burguer de lentilha com gergelim (vegano)

Este é um burguer de lentilha com gergelim, feito com farinha de linhaça. Ele é fruto da minha recente luta para consumir mais ferro e vitamina B12 e quem sabe não precisar de suplementação para evitar uma anemia que já está batendo à minha porta.

Desde que descobri que meus exames de sangue não estão lá muito bons, tenho incluído nas minhas refeições mais folhas escuras (principalmente o brócolis, a couve, o agrião e o espinafre), e também o consumo de grãos e leguminosas, não esquecendo das oleaginosas. As lentilhas são, então, uma ótima escolha, principalmente combinadas com o gergelim.

Para reforçar ainda mais o prato, incluí o “arroz” de couve flor, que também é rica em ferro (como o brócolis) e a rúcula. Sabe o melhor de tudo: ficou uma delícia!

Burguer de lentilha com gergelim

3/4 de xícara de lentilhas (usei da vermelha)
1 e 1/2 de xícara de caldo de legumes (ou água)
1 cebola média bem picada
1 dente de alho amassado ou picadinho
3 colheres de sopa de gergelim
3 colheres de sopa de farinha de linhaça (ou de rosca ou panko)
1 colher de chá de molho de mostarda
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lave as lentilhas e deixe de molho por pelo menos 2 horas. Escorra a água, coloque em uma panela com o caldo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até que fiquem bem macias. Se ainda tiver muito caldo, escorra bem em uma peneira. Reserve.

Enquanto isso, coloque o gergelim em uma frigideira e leve ao fogo baixo para tostar, sem deixar queimar. Quando começar a perfumar, tire do fogo e reserve,

Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola com o alho, sem dourar. Tempere com uma pitada de sal, apague o fogo, junte metade da lentilha cozida e vá misturando e amassando para formar uma massa quase homogênea.

Transfira essa massa para uma tigela e adicione o restante das lentilhas cozidas, o gergelim, a farinha de linhaça ou de rosca e a mostarda. Misture bem e deixe descansar por pelo menos 5 minutos, assim a farinha consegue absorver os líquidos e ficar mais firme para modelar. Prove e, se precisar, corrija o tempero com sal e pimenta do reino.

Divida a massa em quatro partes iguais e modele em formato de hambúrguer. Você pode grelhar seu burguer de lentilha em uma frigideira com um fiozinho de azeite, assar no forno ou na airfryer (pincele com azeite para não ficar ressecado) ou então congelar (coloque em uma assadeira e leve ao freezer/congelador até ficar firme, depois embale em saco plástico ou pote por até 3 meses — para descongelar, deixe na geladeira até amolecer e depois grelhe ou asse conforme indicações anteriores).

Estas quantidades rendem quatro unidades do burguer de lentilha. Na foto, servi com “Arroz” de couve flor, legumes refogadinhos no azeite com tomilho (abobrinha, tomate, berinjela e pimentões) e salada de rúcula temperada com limão, já que a vitamina C ajuda na absorção do ferro pelo organismo — e com um pouco de ketchup, sim! 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram