Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Risoto de cenoura na pressão com queijo grelhado

Risoto de cenoura na pressão com queijo grelhado

O risoto de cenoura na pressão, que é feito com suco de laranja, fica pronto em 3 minutinhos. Para acompanhar, equilibramos o salgado de um pedaço de queijo tostadinho com molho de ervas levemente apimentado ao sabor levemente adocicado da cenoura com laranja. Parece prato de restaurante, mas é uma receita rapidinha.

A sugestão de cardápio é da Rita Lobo e fez parte da mais recente temporada do Cozinha Prática no canal GNT, em que a gente cozinha em “tempo real” acompanhando o programa. Uma diversão que mudou as minhas noites de segunda-feira por algumas semanas. Pena que a temporada chegou ao fim!

Se você não se animou para cozinhar “ao vivo”, aproveite para experimentar esta receita. É um belo truque para resolver rapidinho uma refeição gostosa e caprichada.

Risoto de cenoura na pressão com queijo grelhado

Para o risoto de cenoura na pressão:
1 xícara de arroz para risoto
2 cenouras pequenas raladas
1 cebola média
1 talo de salsão picado (1/3 de xícara)
1/2 xícara de caldo de laranja-baía
2 xícaras de água filtrada
1 folha de louro
2 cravos da índia
1 ramo de tomilho
2 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
Sal a vontade

Para o queijo grelhado com molho de ervas:
2 fatias de queijo com 1 dedo de espessura (200g.)
3 ramos de tomilho
3 ramos de salsinha
1 pitada de pimenta calabresa seca
1/2 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Corte a cebola ao meio. Em uma das metades, prenda a folha de louro espetando com os cravos. Pique bem a outra metade.

Aqueça uma panela de pressão em fogo médio e coloque com 1 colher de sopa de azeite e adicione a cebola picada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura ralada, o salsão em cubinhos e refogue por mais 2 minutos.

Regue com o azeite restante, adicione o arroz e misture bem, para envolver todos os grãos com o azeite. Acrescente 1/2 xícara da água e o caldo de laranja. Misture bem até secar.

Junte o restante da água, a cebola cravejada e o tomilho. Tempere com 1/2 colher de chá de sal, tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos.

Enquanto isso, pique bem todas as ervas do molho e misture com os outros ingredientes. Reserve.

Passados os 3 minutos do risoto, desligue o fogo e espere a pressão sair completamente antes de abrir a panela. Retire a cebola cravejada e o tomilho.

Volte a panela ao fogo médio e mexa por alguns minutos, até o risoto ficar cremoso e al dente. Caso necessário, vá acrescentando a água quente aos poucos, misturando bem, para o risoto não ficar ressecado. Desligue o fogo, acrescente a manteiga, o queijo ralado e misture bem.

Antes de servir, toste o queijo em uma frigideira antiaderente bem quente até dourar os dois lados. Eu usei o queijo feta, mas poderia ser queijo coalho, um queijo curado como o canastra…

Sirva o seu risoto de cenoura na pressão em dois pratos com o queijo por cima e o molho para finalizar.

Estas quantidades servem bem entre duas e três porções. Caso sobre, guarde o risoto para fazer Arancini.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram