Você está aqui:  / Congelados / Segunda Sem Carne / Tortas e quiches / Vegetariana / Torta de brócolis com creme de queijo e massa folhada

Torta de brócolis com creme de queijo e massa folhada

Tortas são uma ótima escolha para uma refeição rápida ou lanche. Adoro deixá-las prontas quando vou receber visitas e sei que o papo vai render. Sabe aquela fominha que sempre acaba aparecendo? A gente pode comer os pedaços frios mesmo ou então esquentá-los rapidamente no forno bem quente.

Na verdade, para esta torta de brócolis com creme de queijo, a gente só vai preparar mesmo o recheio, já que a base é feita com massa folhada comprada pronta — receita ideal para aqueles dias de preguiça ou então para quando chega uma visita inesperada.

Fácil, prática e deliciosa. Tenho certeza de que vai entrar para a listinha de suas receitas preferidas!

Torta de brócolis com creme de queijo e massa folhada

1 e 1/2 xícara de brócolis cortados em floretes
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1/2 xícara de queijo ralado (usei o meia cura, pode ser outro de sua preferência)
100g. de creme de leite (1/2 caixinha)
3 colheres de sopa de cream cheese ou creme de ricota
2 ovos
1/2 tomate grande em cubinhos (opcional)
1 pacote de massa folhada congelada (300g.)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Descongele a massa de acordo com a embalagem.

Aqueça uma frigideira com um fiozinho de azeite e coloque o alho para refogar por 1 ou 2 minutos. Junte o brócolis, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta e misture. Assim que começar a murchar, desligue o fogo e reserve.

Em uma tigela, junte o queijo, o creme de leite, o cream cheese, um ovo inteiro e uma clara (reserve uma das gemas para pincelar a massa). Lembre-se sempre de quebrar um ovo de cada vez em uma tigelinha separada pois, se estiver estragado, você não perde os outros ingredientes. Bata rapidamente com um garfo para misturar bem e obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Forre uma assadeira ou refratário com a massa folhada descongelada. Retire as rebarbas e corte-as em tiras de mais ou menos 1 centímetro de largura. Reserve essas tiras.

Sobre a massa, espalhe o creme de queijo. Por cima, distribua os floretes de brócolis e os cubos de tomate. Arrume as tiras de massa por cima, formando um xadrez. Eu usei as sobras para fazer bolinhas, que ficaram nas intersecções.

Junte 1 ou 2 colheres de sopa de água à gema reservada, bata rapidamente com um garfo e pincele sobre a massa.

Leve a torta ao forno preaquecido em 200ºC por cerca de 30 minutos ou até que o recheio esteja firme e a superfície levemente dourada.

Sirva sua torta de brócolis em seguida. Eu costumo acompanhar tortas de uma salada colorida e caprichada.

Estas quantidades rendem 6 pedaços médios.

Dica: Se sobrar, corte os pedaços e embrulhe-os individualmente com papel alumínio antes de levar ao congelador. Para descongelar, basta deixar de um dia para o outro e depois aqueça a torta de brócolis no forno, na frigideira ou na airfryer.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram