Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Pães e biscoitos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Pão sem queijo de batata doce roxa (pão de beijo)

Pão sem queijo de batata doce roxa (pão de beijo)

Michael Pollan tem uma frase famosa em que afirma que “Cozinhar é um ato político”. Ele é um jornalista que se embrenhou no campo da comida e acabou se apaixonando pelo assunto. Pesquisou a fundo o tema e escreveu diversos livros em que defende a o consumo de alimentos de verdade e critica as dietas focadas em nutrientes. Seu lema é “Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida”.

Para ele, cozinhar a nossa própria comida nos dá muito mais independência e autonomia, além de deixar que as grandes indústrias decidam o que iremos comer. E eu acredito muito nisso tudo: ao preparar nossas próprias refeições, assumimos o controle sobre quais ingredientes irão (ou não irão!) entrar no nosso prato, escolhemos como eles serão combinados e incluiremos amor e carinho durante a preparação. Para mim, não há nada mais reconfortante que isso.

E quando a comida, além de gostosa e verdadeira ainda é bonita, melhor ainda. É o caso destes pãezinhos, feitos com batata doce roxa. Ficam com uma cor encantadora e são deliciosos. Parece que é pão de queijo, mas na verdade é um pão sem queijo de batata doce, também chamado de pão de beijo, que pode ser feito com qualquer tubérculo como batata doce branca ou laranja, batata inglesa, abóbora, inhame, mandioca, mandioquinha…

Seja para quem tem alguma intolerância (ao glúten ou à lactose, por exemplo), para os veganos ou para quem não tem medo de descobrir novas possibilidades, este pão sem queijo de batata doce é um prato que também alimenta os olhos. A receita é do blog Cozinha Sincera.

Pão sem queijo de batata doce roxa (pão de beijo)

1/2 xícara de purê de batata doce roxa (ou batata doce branca, batata inglesa, abóbora, inhame, mandioca, mandioquinha)
1 xícara de polvilho doce, azedo ou 1/2 xícara de cada um
5 colheres de sopa de azeite de oliva, óleo de coco ou manteiga de garrafa/ghee
Sal e pimenta a gosto
1 colher de chá de fermento em pó (para bolo)
2 colheres de sopa de água (ou mais, se necessário)
Opcional: sementes de chia, de linhaça, de gergelim ou de abóbora para colocar na massa ou sobre os pães

Preaqueça o forno a 180ºC.

Eu cozinhei a batata doce no micro-ondas. Lavei bem, fiz alguns furos com um garfo e levei ao micro sobre um prato refratário. Programei 3 minutos, abri, virei com cuidado (pois a batata está quente) e coloquei mais 3 minutos. Após esse tempo, ela já deve estar bem cozida e macia. Aí é só tirar a casca e amassar.

Coloque em um tigela todos os ingredientes (o purê ainda quente) e misture com as mãos até obter uma massa parecida com a massa de modelar de crianças. Ela deve desgrudar das mãos e dar para enrolar facilmente.

Se a massa estiver esfarelando ou muito seca, vá adicionando mais água, uma colher de cada vez, sempre amassando bem para integrá-la bem e verificando se realmente precisa de mais água.

Faça bolinhas do tamanho que desejar e, se quiser, adicione as sementes. Coloque-as sobre uma assadeira levemente untada com um fiozinho de azeite. Eu fiz 20 pãezinhos como os da foto (cerca de 1 colher de sopa de massa).

Leve para assar por, mais ou menos, 30 minutos ou até que o fundo dos pãezinhos estejam corados. Sirva seu pão sem queijo de batata doce em seguida com uma boa manteiga e um café ou chá preparado na hora.

Caso prefira, leve as bolinhas ao congelador, ainda na assadeira, até que fiquem firmes (entre 2 e 3 horas). Depois é só armazenar as bolinhas congeladas em potes ou sacos plásticos por até três meses. Para preparar, leve do congelador ao forno preaquecido em 180ºC por cerca de 45-50 minutos ou até que estejam com o fundo dourado.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Mariana Tranquilino

    /

    Esqueceram de colocar OVOS nos ingredientes??? Pois na receita original de Pão de queijo vai…e na foto, aparentemente, parece um ovo quebrado….Obrigada

  • Luciana Carpinelli

    /

    Mariana, nesta receita não vai ovo mesmo. Esta é uma adaptação vegana da receita original de pão de queijo.
    O que aparece na foto é o polvilho, a batata doce roxa e a manteiga de garrafa (em substituição aos ingredientes vegetais) que usei na minha versão.
    Abraço e volte sempre!

  • Telma Pulgas

    /

    Oieee. São 5 colheres de sopa de óleo mesmo?Fiz com 3 e ficou super oleoso.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Telma. É isso mesmo, fui até checar e na receita original está a mesma medida.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram