Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Doces, bolos e sobremesas / Entradas e petiscos / Marmita / Matinais / Maçã desidratada com canela

Maçã desidratada com canela

Faz algum tempo que me apaixonei por essa maçã desidratada com canela. Gosto de fazer e deixar à mão para quando aparece aquela fominha fora de hora ou bate uma loucura por doces. É uma ótima opção também comer as fatias picadinhas com iogurte natural no café da manhã.

Aliás, minha paixão por essa maçã fofinha surgiu em um müsli que eu era completamente viciada. Lembro perfeitamente de todos os fins de semana sentar na mesinha que minha irmã e eu tínhamos na copa e virar o leite aquecido no microondas dentro do pote que trazia pedacinhos de maçã, coco ralado, aveia e flocos de arroz. Misturava, esperava um pouco para deixar tudo bem úmido e me deliciava colher a colher.

Por algum tempo, sempre tive na gaveta do escritório um pacote de maçã desidratada, daqueles comprados prontos, mas sempre encanava quando mordia uma mais amarga, com a casca tostadinha. E no fundo eu gostava mesmo era de deixar o pacote mal fechado para que as rodelas de maçã murchassem. Até que resolvi preparar a minha própria maçã desidratada exatamente do jeitinho que eu mais gostava: macias e sem a casca. E com um toque interessante de canela, que eu amo!

Dica super interessante para complementar a sua marmita.

Maçã desidratada com canela

2 maçãs (gosto de usar a fuji que é mais azedinha)
1/2 limão espremido
2 colheres de sopa de água
Canela em pó

Preaqueça o forno em 110ºC (se o seu forno não tem temperatura tão baixa, é só colocar uma colher de pau para manter a porta entreaberta).

Enquanto isso, descasque as maçãs e corte fatias (vá tirando as sementes). Eu gosto delas mais macias, mas se quiser deixar mais crocantes é só fatiar bem fininho, pode usar um mandolin para facilitar. (As cascas da maçã eu gosto de usar para fazer chá, fica uma delícia!)

Cubra uma assadeira grande com papel manteiga ou com um silpat (lâmina de silicone). Se não tiver nenhum dos dois, unte com um pouquinho de óleo vegetal (prefiro o de girassol) ou óleo de coco. Espalhe as fatias da maçã sem que elas se sobreponham umas às outras.

Misture o suco de limão com a água e pincele as fatias de maçã dos dois lados. Salpique com a canela e leve ao forno por 45 minutos, virando na metade do tempo (lembre-se de salpicar um pouquinho de canela do outro lado também). Se quiser, deixe mais tempo para que dourem.

Desligue o forno e deixe as maçãs esfriarem dentro dele. Depois, armazene em potes ou sacos plásticos com fechamento hermético.

Esta quantidade rende cerca de 4 porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram