Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sopas, cremes e caldos / Vegetais / Creme de aspargos frescos com crocante de presunto parma

Creme de aspargos frescos com crocante de presunto parma

CremeDeAspargosComParmaCrocante_CozinhandoPara2ou1

Eu nunca fui muito amiga do inverno mas não sei o que me aconteceu neste ano que a minha vontade, nestas nas noites mais frias, era de me enfiar da maior quantidade disponível de cobertas e não sair nunca mais. Talvez por isso acabei expandindo meu repertório de sopas, cremes e caldos bem quentinhos.

Este, de aspargos, eu fiz a pedido da minha mãe, que sempre repetia que morria de vontade do creme que minha avó costumava preparar quando ela ainda era criança/adolescente. Eu nunca cheguei a experimentar esse creme, acho que mesmo ela não o experimentava já há muito tempo. Cheguei até a procurar a receita original mas infelizmente ela não estava registrada em nenhum caderno que encontrei.

Ao fim da saga, acabei me orientando pelos sabores descritos pela minha mãe, pelas dicas e pelas poucas lembranças que ela tinha do preparo desta sopa. No fim, a parte mais gostosa foi vê-la se deliciando com um prato atrás do outro. Para mim não tem coisa melhor! 🙂

Creme de aspargos frescos com crocante de presunto parma

1 maço de aspargos frescos (250g.)
1 colher de sopa cheia de manteiga
3 a 4 dentes de alho picadinhos
1/2 colher de sopa de Tempero completo caseiro (clique AQUI para acessar a receita completa)
3 xícaras de Caldo de galinha (preferencialmente caseiro, clique AQUI para acessar a receita completa) ou de água
1/2 xícara de creme de leite ou de requeijão (usei o Requeijão caseiro sem amido. clique AQUI para acessar a receita completa)
1 pitada de noz moscada ralada na hora
Sal e pimenta do reino a vontade
Para servir: 4 fatias de presunto de parma

Antes de começar, é preciso separar a base dos aspargos, que são muito fibrosas e não devem ser utilizadas. Segure cada aspargo com as duas mãos e faça uma leve pressão para que ele quebre. Descarte as bases e corte os aspargos em pedaços menores (reserve as 4 ou 6 pontas mais bonitas para decorar a sopa).

Aqueça uma panela alta e derreta a manteiga. Refogue, então, os alhos com o tempero completo sem deixar dourar. Junte, então, os aspargos (incluindo as pontas para decoração) e misture, deixando refogar também por mais uns 3 minutos.

ComoFazerCremeDeAspargos_CozinhandoPara2ou1

Adicione o caldo ou água, mexa e cozinhe por 10 minutos. Retire as pontas maiores que serão usadas para enfeitar o prato.

Coloque o cozido de aspargos no liquidificador com o creme de leite ou requeijão e bata para obter um creme homogêneo. Retorne-o à panela, prove e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Deixe cozinhar por mais alguns minutinhos para engrossar um pouco.

Sobre 3 ou 4 folhas de papel toalha, arrume as fatias de presunto parma. Cubra com mais uma folha de papel e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Vire as fatias de presunto e ligue o micro-ondas por mais 30 segundos. Se ainda não estiver ressecada, adicione mais 30 segundos. Depois, retire do micro e deixe esfriar para que fique crocante.

Sirva a sopa em pratos ou cumbucas e enfeite com as pontas dos aspargos reservadas. Acompanhe com o presunto parma crocante.

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram