Pãozinho sem glúten de batata ou tubérculos (pão de queijo fake sem lactose)
Faz tempo que estou querendo fazer um pão de batata daqueles bem fofinhos para comer ainda quente com requeijão (e só de escrever isso minha boca já enche de água!). Outro dia, pulando de clique em clique, li esta receita e a imagem do pão quentinho com requeijão derretendo dentro dele surgiu na minha mente e eu não pude evitar. Como a receita não tinha foto, registrei-a assim. Estava na rua e não dava para colocar a mão na massa ali mesmo, então copiei o texto e colei no bloco de notas do celular.
Chegando em casa, corri para a cozinha, separei os ingredientes necessários e lá fui eu para a função de amassar pãezinhos. Fiz tudo como mandava as instruções mas, ainda antes de levar as bolinhas de massa para o forno, percebi que havia algo estranho naquela receita. Os tais pãezinhos de batata não eram exatamente aqueleees com massa fofinha e aerada que eu tinha imaginado, mas uma versão totalmente fake do nosso amado pãozinho de queijo.
Ok, o sabor é ótimo, a textura é incrível, mas não era nada do que eu esperava. Decepção superada, aqui está uma receitinha do bem para matar a fome de gulodice no finalzinho da tarde — mas é óbvio que não posso deixar de mencionar a nossa outra amada versão do Pão de queijo light (sem ovo, sem óleo, sem glúten), feita com a goma de tapioca e cream cheese.
1 1/3 xícara de tubérculos cozidos e amassados (batata, batata doce, mandioquinha/batata baroa, inhame etc.)
1 1/4 xícara de polvilho doce
3 colheres de sopa de azeite
+/- 3 colheres de sopa de água
Sal a vontade
Depois de cozinhar os tubérculos que irá utilizar (na água ou no vapor), retire a casca, amasse-os e coloque em uma tigela. Eu usei batatas inglesas e mandioquinha.
Regue com o azeite e aos poucos acrescente o polvilho temperado com uma boa pitada de sal, enquanto amassa com as mãos. A água, você vai pingando na massa até obter a textura para enrolar bolinhas.
Unte uma assadeira com um tiquinho de óleo e coloque as bolinhas. Com essa quantidade de ingredientes, eu fiz 8 médias. Leve ao forno preaquecido em 200ºC por mais ou menos 25 minutos ou até que as bolinhas estejam inchadas e comecem a dourar.
Esta quantidade serve até 3 pessoas como lanche.
Breno
25 de março de 2015 em 10:09
Seu blog é de longe o melhor que já vi! Muito bem detalhado e sempre fico babando com as receitas. Impecável 🙂
Luciana Carpinelli
25 de março de 2015 em 13:45
Oi, Breno!
Você não tem ideia de como comentários como o seu me deixam feliz. É esse tipo de retorno que me motiva a continuar pensando em receitas e temas para publicar novidades todos os dias. 🙂
Super obrigada e volte sempre!
Carolina Cimó Fortuna
25 de março de 2015 em 23:36
Lendo o comentário do Breno, pensei que nunca deixei um aqui, e assino embaixo o dele! Adoro suas receitas, suas fotos e todos os detalhes. E todas as receitas que fiz até agora deram certo 🙂 Pra ninguém botar defeito!
Luciana Carpinelli
26 de março de 2015 em 7:59
Ah, Carolina, mais um comentário para me deixar boba de feliz? 😀
Obrigada mesmo! Esse tipo de retorno é super importante para mim. Além de ser gostoso receber esse carinho, é importante saber se estamos no caminho certo.
Continue voltando também, a casa é de vocês. <3