Você está aqui:  / Congelados / Massas e molhos / Reaproveitamentos / Sem glúten / Panqueca com massa de arroz (sem glúten)

Panqueca com massa de arroz (sem glúten)

PanquecasDeArroz_CozinhandoPara2ou1

Não é segredo que adoro uma massa, né? E, entre elas, logicamente há espaço para as panquecas — o que mais gosto nelas é que praticamente qualquer coisa que estiver na geladeira pode virar recheio.

Desta vez, resolvi testar uma receita anotada há muito tempo: uma massa feita com sobras de arroz, que é uma ótima opção para quem tem alergia ou intolerância ao glúten (aliás, já experimentaram a outra receita de Panquecas sem glúten?). E preciso dizer: fica uma delícia, bem parecida com a receita original.

Estas panquecas eu fiz quando estava na casa dos meus pais, no comecinho do ano. Preparei as quantidades dobradas e disse apenas que o cardápio do dia era panqueca. Ele é bem chato para comer coisas às quais não está acostumado e se dissesse que a massa era de arroz, com certeza viria uma careta de desaprovação. Mas depois do almoço, perguntei o que tinha achado da minha “massa especial” e ele simplesmente respondeu: excelente. Contei, então, que era feita com as sobras de arroz e acho que até hoje ele não acreditou. Fica a dica! 😉

Panqueca com massa de arroz (sem glúten)

1 xícara de leite
1 ovo pequeno
1/2 xícara de arroz cozido e temperado — sobras
1/4 xícara de farinha de arroz (ou de trigo, se não houver problema com o glúten)
1 colher de sopa de queijo ralado (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque os ingredientes no liquidificador, na ordem em que aparecem acima, e bata até obter uma massa homogênea.

Aqueça em fogo médio uma frigideira antiaderente e pincele-a com azeite.

Para cada panqueca, coloque pouco menos de uma concha média de massa, escorra-a por todo o fundo da frigideira e vire quando estourarem bolhinhas na superfície. Ao final você deve ter 4 panquecas (ou 5, dependendo do tamanho).

Recheie-as com os ingredientes de sua preferência (queijo e presunto, queijos, carne moídacarne moída com cenoura, carne seca, carne loucaricota temperadafrango etc.) e sirva com seu molho preferido (molho de tomatemolho brancomolho de tomate com funghi e ricota).

Eu gosto de salpicar parmesão ralado e levar ao forno por uns 10 minutinhos antes de servir.

Se quiser, congele as panquecas já recheadas com um pouquinho mais de molhodo  que você usaria para servir. Retire do congelador e deixe descongelar na geladeira por pelo menos 1 hora e depois leve ao forno com um pouquinho de queijo por cima até aquecer completamente.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram