Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Peixes e frutos do mar / Vegetais / Risoto de arroz negro com salmão defumado e ervilhas frescas

Risoto de arroz negro com salmão defumado e ervilhas frescas

IMG_20131106_143543

A minha primeira opção de cardápio para receber visitas em casa é sempre o risoto: é super prático de preparar, fica pronto rapidamente enquanto colocamos o papo em dia e, se colocarmos uma proteína junto, a refeição já está resolvida.

Neste, resolvi usar o arroz preto e adorei o resultado. Para complementar e deixar o prato colorido, escolhi ervilhas e salmão defumado. Sabe aquelas escolhas meio aleatórias que dão super certo? Pois aqui está um excelente exemplo.

Pode guardar na manga pois o sucesso é garantido! 😉

1 colher de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande (preferencialmente roxa) picadinha
3/4 xícara de arroz negro
1/4 xícara de vinho branco ou tinto seco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (ou tabletes dissolvidos em água)
1/4 xícara de ervilhas frescas ou congeladas
200g. de salmão defumado em lascas
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar.

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que ele quase seque.

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Coloque o caldo e as ervilhas.

Aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Acrescente as lascas de salmão e misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto).

Sirva o risoto em seguida, sem deixar que esfrie. Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: