Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Carnes / Entradas e petiscos / Bolinho de mandioquinha com linguiça ao requeijão (calorias reduzidas)

Bolinho de mandioquinha com linguiça ao requeijão (calorias reduzidas)

img_20130715_135939.jpg

Sexta-feira é o dia mundial do happy hour, mas dá para aproveitar a cervejinha gelada sem precisar enfiar o pé na jaca totalmente. Esse bolinho é super saboroso, e só de não fazê-lo frito, já dá para economizar bastante gordura e umas boas calorias. E, se não contar, ninguém vai desconfiar que é light.

Bolinho de mandioquinha com linguiça ao requeijão (calorias reduzidas)

Para a massa:
+/- 250g. de mandioquinha (batata baroa, batata salsa)
+/- 3 colheres de sopa de farinha de trigo (pode ser integral)
1 ovo
1 colher de sopa de requeijão (pode ser light)

Para o recheio:
1/2 linguiça calabresa defumada sem pele e picadinha (para eliminar parte da gordura, ferva-a por uns 3 minutos e descarte a água)
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de requeijão (pode ser light)
1 colher de sopa de salsinha fresca picada ou ervas finas desidratadas
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque a mandioquinha com casca para cozinhar em água fervente com um pouco de sal até ficar bem macia (mais ou menos 10 minutos).

Enquanto isso, prepare o recheio. Aqueça uma panela e coloque a linguiça para soltar a gordura e adicione o alho. Mexa bem até dourar e acrescente o requeijão e a salsa. Geralmente a linguiça já é salgada, mas se precisar, corrija o sal. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.

Escorra bem a mandioquinha, tire a casca e amasse com a farinha, o ovo e o requeijão. Se precisar, acrescente mais farinha para alcançar o ponto de enrolar. Tempere com sal e pimenta (não exagere no sal se o recheio já estiver salgado).

Eu fiz bolinhos usando mais ou menos 1 colher de sopa do purê de mandioquinha e 1 colher de chá do recheio. Deu para fazer 18 bolinhos.

Leve os bolinhos ao forno pré-aquecido em 180°C por mais ou menos 20 minutos em uma assadeira ou refratário untado com um fiozinho de azeite para não grudar. Se quiser, você pode fritar os bolinhos em óleo quente.

Sirva com molho de pimenta.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram