Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Patê de cebolas caramelizadas (calorias reduzidas)

Patê de cebolas caramelizadas (calorias reduzidas)

Logo que fui morar sozinha em São Paulo, adquiri um hábito alimentar não muito bom: qualquer preguicinha era desculpa para misturar um tanto de maionese com um pouco de creme de cebola em pó e fazer uma pastinha. Então eu comia com torradas, colocava em sanduíches, fazia de molho de macarrão e até acompanhava um filé de frango grelhado. Por isso eu tinha sempre um estoque em casa de maionese e de creme de cebola.

Só que depois de um bom tempo, teve uma bela noite em que estava me deliciando com o creminho e não sei por que comecei a pensar naquela mistura de gordura super processada com químicos em pó sabor cebola que até me virou o estômago. O restinho que ficou na geladeira acabou estragando e foi para o lixo. Nunca mais tive coragem de repetir a “gororoba”, apesar de lá no fundo sentir saudades daquele sabor querido.

Até que por acaso acabei descobrindo esta receita da Rita Lobo e decidi que seria uma boa substituta para o meu antigo vício. Muita gente que me visitou nos últimos anos com certeza conhece este patêzinho, mas por algum motivo desconhecido, fazia muito tempo que não o preparava. Lembrei das cebolas caramelizadas por causa das Tortilhas de frango e, como pensei nele na hora, já preparei mais cebola para mais tarde!

Pronto, saudades devidamente matadas — e o melhor: saborosamente. 🙂

Patê de cebolas caramelizadas (calorias reduzidas)

2 cebolas roxas médias
1 colher de sopa de azeite
100g. de ricota caseira
1 colher de sopa bem cheia de requeijão caseiro
1/2 limão espremido
Noz moscada ralada na hora
Sal e pimenta do reino a vontade

Descasque e corte as cebolas em rodelas finas. Leve uma frigideira grande ao fogo baixo e, quando esquentar, regue com o azeite e junte as cebolas. Tempere com uma pitada de sal, misture bem e deixe a cebola ir caramelizando sempre em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar bem dourada (cerca de 15 minutos).

Numa tábua, pique fino 2/3 da cebola caramelizada. Transfira para uma tigela e junte o creme de ricota, o suco de limão e tempere com sal, noz-moscada ralada e pimenta a vontade.

Arrume o restante da cebola caramelizada por cima da pasta e sirva a seguir com pão ou torradinhas.

Mantenha o patê pronto em pote bem fechado na geladeira por até uma semana.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

12 + 15 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram