Você está aqui:  / Carnes / Congelados / Marmita / Sem glúten / Escondidinho de carne seca com mandioquinha

Escondidinho de carne seca com mandioquinha

O freezer é um grande aliado na vida de quem precisa (ou quer) cozinhar. Principalmente porque nem sempre a vida acontece como a gente espera e vira e mexe aparecem imprevistos no caminho – e mesmo eu, que adoro planejar minhas cozinhanças, também acabo me vendo sem planos num domingo qualquer.

Com o supermercado do bairro fechado após o meio dia, lá fui eu em busca de algo gostoso e substancioso para compensar o café com leite mal tomado do quase inexistente café da manhã. Sabe como é: a festança do dia anterior ainda causa efeitos no corpinho que já não é mais tão jovem e a gente se entrega à cama quentinha por um bocado a mais de horas.

Encontrei, então, um pacote de mandioquinha já cozida e um pote com sobras de carne seca desfiada. Como um bom arsenal de queijos nunca falta na minha geladeira, faça chuva ou faça sol, eu já tinha garantido um almoço caprichado – que ficou pronto rapidinho!

Escondidinho de carne seca com mandioquinha

Para o purê de mandioquinha com queijo coalho:
1 e 1/2 xícara de mandioquinha cozida
1 colher de sopa de manteiga
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de salsinha picada
3 colheres de sopa de queijo coalho em cubinhos
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o recheio do escondidinho de carne seca com requeijão de corte:
3/4 de xícara de carne seca cozida e desfiada
50g. de bacon picadinho
1/2 cebola em rodelas finas
1 tomate sem sementes em cubos
2 colheres de sopa de requeijão de corte em cubinhos
1 colher de sopa de salsinha picada
Sal e pimenta do reino a vontade

Comece preparando o purê de mandioquinha. Aqueça uma panela e derreta a manteiga para refogar a cebola e o alho até que fiquem transparentes.

Coloque a mandioquinha picada, o leite e a salsinha. Deixe ferver e vá misturando até a mandioquinha ir se desfazendo e formando o purê. Se preferir que fique mais homogêneo, bata com um mixer. Finalmente misture o queijo para derretê-lo e integrá-lo ao purê. Reserve.

Para a carne, coloque o bacon para soltar gordura em uma panela. Junte a cebola e, quando começar a dourar, junte a carne. Coloque o tomate, misture bem e deixe cozinhar até que o tomate fique macio. Junte o requeijão e a salsinha, misture e desligue o fogo.

Monte uma camada com metade do purê, recheie com a carne e cubra com o restante do purê. Salpique a superfície com queijo ralado e leve ao forno preaquecido em 250ºC até gratinar. Sirva em seguida.

Estas quantidades servem uma boa porção de escondidinho de carne seca ou serve até duas pessoas que não comam muito.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

dezoito − 10 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram