Você está aqui:  / Saladas e molhos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Sanduíche de faláfel com molho de coalhada seca

Sanduíche de faláfel com molho de coalhada seca

Este sanduíche de faláfel com molho de coalhada seca eu costumava comer muito quando morei na Alemanha. Berlim é uma cidade muito diversa e que recebe imigrantes de todos os lugares do mundo. Mas principalmente a colônia árabe e turca é muito grande por lá. Com isso, super comuns as lanchonetes que servem kebabs, um tipo de sanduíche montado no pão sírio, geralmente recheado com carne ou frango marinado em temperos bem típicos.

Apesar de não ser vegetariana, gosto muito de variar os sabores e, por isso, acabo sempre experimentando também as versões veggie ou vegan disponíveis nos restaurantes. E este sanduíche árabe recheado com faláfel, tomate, cebola roxa, salsa e um molho delicioso a base de coalhada seca temperada foi uma descoberta. O melhor mesmo é que, na época, custava 3 Euros — ou seja, garantia meu almoço ou jantar, super bem servido, pagando muito pouco.

Este ano fez 5 anos que voltei desta minha aventura pelo velho mundo e nunca mais comi nada parecido. Como a vontade de repetir estes sabores surgiu na semana passada, providenciei os ingredientes para tentar reproduzir esta delícia em casa. Não dava para deixar de trazer a receita para cá, né?

Sanduíche de faláfel com molho de coalhada seca

Para o sanduíche de faláfel:
1 receita de faláfel (clique AQUI para acessar a receita completa)
2 pães sírios médios
1 tomate pequeno (sem sementes) cortado em tiras
1/2 cebola roxa em rodelas finas
1 punhado de salsinha

Para o molho de coalhada seca:
1/4 xícara de coalhada seca
2 colheres de sopa de molho tahine (molho árabe)
2 colheres de sopa de limão espremido
1 colher de chá de azeite
1 colher de sopa de molho de alho (ou 1 pitada de tempero alho em pó)
1 pitada de cominho em pó

Prepare o molho, misturando bem todos os ingredientes até obter um creme homogêneo. Reserve-o na geladeira.

Em seguida, prepare o faláfel de acordo com as instruções: clique AQUI para acessar a receita completa. Eu fiz no forno em vez de fritá-los e ficou ótimo. É só formar as bolinhas com pouco menos de 1 colher de sopa da massa e colocar em uma assadeira untada com azeite. Pingue umas gotinhas de azeite sobre as bolinhas de falafel e leve ao forno preaquecido em 180ºC por cerca de 20 a 30 minutos (até os bolinhos estarem dourados).

Corte os pães ao meio, abra-os com cuidado para não rasgar (às vezes os lados estão grudados) e espalhe um pouco do molho de coalhada dentro deles. Recheie cada metade com cerca de 5 bolinhas de falafel e complemente com as tiras de tomate, as rodelas de cebola e a salsinha. Distribua um pouco mais de molho sobre o falafel e sirva em seguida.

Este sanduíche pode ser servido quente ou frio, como preferir. As quantidades aqui rendem dois sanduíches bem servidos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram