Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Sanduíche de pasta de beterraba com castanhas, queijo cremoso, pesto e rúcula

Sanduíche de pasta de beterraba com castanhas, queijo cremoso, pesto e rúcula

SanduicheDeBeterrabaComQueijoPestoERucula_Cozinhandopara2ou1

Juntar uma deliciosa pasta feita de beterraba com castanhas de caju, uma generosa camada de queijo cremoso, um toque de pesto e folhas de rúcula em um sanduíche. Poucos pensariam nessa combinação mas é um dos itens mais interessantes do Bazzar Café, rede do Rio de Janeiro que tive a oportunidade de conhecer nas minhas férias do ano passado.

Eu acredito muito que viver é acumular referências. Afinal, a todo momento nosso cérebro está registrando imagens, sons, cheiros e sabores que passam pela nossa frente. E, confesso, é uma das coisas que eu mais gosto de fazer na vida.

Um bom tempo depois de ter experimentado este sanduíche, lembrei dele e resolvi reproduzi-lo em casa. Não ficou exatamente igual, mas é uma boa dica para quem não está tão próximo da cidade maravilhosa. Garanto que vale a pena experimentar!

Sanduíche de pasta de beterraba com castanhas, queijo cremoso, pesto e rúcula)

Para a pasta de beterraba com castanhas:
1/2 beterraba média cortada em cubos e cozida
1/4 de xícara de castanhas de caju
1 colher de chá de azeite
1 colher de sopa de creme de ricota ou de requeijão ou de creme de leite (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Para a montagem:
1 pão australiano (se quiser preparar em casa, clique AQUI e acesse a receita completa)
2 a 3 colheres de sopa de queijo cremoso (de cabra, cream cheese, creme de ricota, cottage etc.)
2 a 3 colheres de sopa de molho pesto (clique AQUI para acessar a receita completa)
Folhas de rúcula lavadas e secas
Batata frita (opcional)

Antes de tudo, deixe as castanhas de caju de molho em água, em um pote fechado e dentro da geladeira, de um dia para o outro. Isso vai deixá-la mais macia e úmida, o que favorece que vire um creme mais facilmente.

Descasque e corte a beterraba em cubos não muito grandes. Cozinhe no vapor ou no microondas (coloque em um refratário com 1 colher de sopa de água e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos — coloque 2 minutos, pause e misture, e depois mais 2).

Coloque as castanhas escorridas (descarte a água) em um processador de alimentos ou use um mixer de mão para triturá-las bem. Junte a beterraba e bata novamente. Tempere com o azeite, sal e pimenta do reino e bata novamente. Se quiser, acrescente o creme de ricota.

Corte o pão ao meio e espalhe a pasta de beterraba na parte de baixo. Por cima, uma camada de queijo. Cubra com o molho pesto e, em seguida, as folhas de rúcula. Feche o sanduíche com a outra parte do pão.

Sirva em seguida, acompanhado com batatas fritas e o molho de alcaparras com cebolinha.

Para o molho de alcaparras com cebolinha:
1 e 1/2 colher de sopa de maionese
1/2 colher de sopa de alcaparras bem picadinhas
1/2 colher de sopa de cebolinha bem picadinha

Misture bem tudo para obter um molho. Prove e, se precisar, corrija o sal.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Pingback

  • Luciana Carpinelli

    /

    Pat, esse sanduíche tem tudo o que eu mais amo: cores lindas, sabores e texturas incríveis e ainda por cima é super saudável. Perfeito, né? 🙂
    Tenho certeza de que você também vai amar.
    Beijo e volte sempre!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

2 × 3 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram