Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Matinais / Sem glúten / Sem lactose / Aspargos grelhados com presunto de parma e ovo cozido

Aspargos grelhados com presunto de parma e ovo cozido

AspargosComPresuntoParmaEOvo_CozinhandoPara2ou1

Fã que sou de comidinhas, não desperdiço uma boa oportunidade de prepará-las. E este é o meu tipo preferido delas: muito fácil de fazer, diferente, deliciosa e bonita. Daquelas que parecem até de restaurante.

Nesses dias mais quentes, não consigo pensar em refeições mais pesadas. Por isso, acabo sempre pensando em opções variadas.

Estes aspargos enroladinhos no presunto cru e grelhados são mais comumente servidos como complementos para um café da manhã caprichado ou brunch, mas foram o meu jantar dia desses. Leve, gostoso e equilibrado, além de ser mais proteico e quase sem carboidratos. Excelente escolha para quem está procurando uma alimentação mais equilibrada neste início de ano.

Aspargos grelhados com presunto de parma e ovo cozido

Aspargos frescos (3 a 4 por pessoa)
Fatias de presunto cru, de parma ou serrano (3 a 4 por pessoa)
1 ovo
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Antes de começar, é preciso separar a base dos aspargos, que são muito fibrosas e não devem ser utilizadas. Segure cada aspargo com as duas mãos e faça uma leve pressão para que ele quebre. Descarte as bases (você pode usá-las para preparar um Caldo de legumes caseiro) e, se quiser, acerte o corte com uma faca.

Coloque os aspargos e o ovo em uma canequinha com água suficiente para cobrir as hastes dos aspargos. Com cuidado, cubra com papel alumínio fechando bem a borda para formar uma estufa. Leve ao fogo alto e, assim que ferver, conte 3 minutos.

ComoFazerAspargosComParma_CozinhandoPara2ou1

Desligue o fogo e com cuidado abra a estufinha de papel alumínio (fique atento pois vai subir bastante vapor quente!). Retire os aspargos cozidos e retorne o ovo para cozinhar por mais 3 minutos (10 no total, para a gema mais firme como na foto — se preferir menos cozida, cozinhe por apenas 5 a 7 minutos no total).

Enquanto isso, descasque as hastes com uma faquinha bem afiada ou um descascador de legumes e enrole as fatias de presunto. Eu usei o presunto serrano Casa Basca da loja virtual da Allfood Importadora, que entrega em qualquer lugar no Brasil todo.

Aqueça bem uma frigideira antiaderente e unte com algumas gotinhas de azeite. Grelhe os rolinhos de aspargos com presunto de parma até ficarem dourados.

Sirva em seguida com o ovo descascado e temperado com azeite, sal e pimenta do reino. Eu acompanhei com uma saladinha de baby rúcula.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram