You are here:  / Acompanhamentos / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Farofa crocante de castanhas (low carb, sem glúten)

Farofa crocante de castanhas (low carb, sem glúten)

FarofaCrocanteDeCastanhas_CozinhandoPara2ou1

Eu sou louca por farofa, da mais simplesinha feita só de farinha frita na manteiga até a mais sofisticada. E não adianta, não tem acompanhamento que combine mais com os assados das ceias de Natal e Réveillon do que uma bela farofa.

Quando comecei a pensar nas receitas que sugeriria para o cardápio das festas de fim de ano deste ano, fiquei um tempão tentando encontrar uma receita realmente especial e não cheguei a nenhuma. Como aprendi a deixar as dúvidas dormirem comigo para que o universo conspire e elas se resolvam (juro que funciona, parece mágica!), parei de pensar nisso e deixei a pendência de lado.

Pois não é que quando eu menos esperava a Vivian, do blog Temperaria, postou uma foto desta farofa deliciosa (e que ainda por cima é low carb, sem glúten!) no Instagram? Como já tinha os ingredientes em casa, logo testei e aprovei a receita. E, como não poderia deixar de ser, aqui está ela!

Farofa crocante de castanhas (low carb, sem glúten)

1 colher de sopa de manteiga (ou de bacon bem picadinho)
1/2 cebola em cubos
1/2 cenoura pequena ralada
2 dentes de alho picadinhos ou amassados
1 xícara de castanhas de caju (ou outra) trituradas
Folhas de aipo ou salsinha picadas
Sal e pimenta à gosto

Se for usar o bacon, coloque-o para soltar a gordura em uma frigideira quente. Caso não vá utilizar, derreta a manteiga. Refogue a cebola até ficar transparente (eu usei uma roxa, para a farofa ficar mais colorida). Acrescente os dentes de alho amassados e a cenoura ralada.

Quando murchar, junte a castanha de caju triturada (é só bater no liquidificador ou no processador de alimentos até deixar mais ou menos fininha, como você quiser — eu prefiro deixar mais pedaçuda para ficar bem crocante).

ComoFazerFarofaDeCastanhas_CozinhandoPara2ou1

Deixe fritar tudo em fogo médio por uns 5 minutos, mexendo sempre. Prove e acerte o sal e a pimenta do reino, se precisar.

Desligue o fogo e acrescente um punhado de folhas de aipo ou de salsinha bem picadinhas. Sirva em seguida ainda quente ou depois de fria.

Se você quiser deixar a farofa com mais cara de Natal, acrescente mais ou menos 1/2 xícara de peru desfiado e/ou frutas secas picadas.

Esta quantidade serve duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comments

  • Bianca

    /

    Não vai farinha mesmo?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Bianca. Justamente por não ir farinha que esta farofa é low carb e sem glúten.
    A receita está certinha (e vai por mim: fica uma delícia!).
    Beijo e volte sempre :)

  • Bianca

    /

    Eu só achei estranho… vou testar então 😁😄 … Claro que eu volto … Sou iniciante na cozinha e estou curtindo testar novas receitas…Obrigada.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

dez + 8 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram