Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Tortas e quiches / Vegetariana / Cheesecake salgada com tomate confit

Cheesecake salgada com tomate confit

CheesecakeSalgadaComTomatesConfit_CozinhandoPara2ou1

Adoro tortas e quiches pois são práticas e fáceis de preparar e, por isso, uma solução rápida para um jantarzinho do dia a dia. Geralmente dá para utilizar qualquer coisa que esteja na geladeira e também reaproveitar as sobras. Ou seja, uma ótima oportunidade de unir o útil ao agradável.

Por este motivo, sempre presto atenção quando vejo alguma receita diferente. E foi o que aconteceu quando vi esta cheesecake salgada com tomatinho confit sendo servida naquele programa de festas infantis do GNT. Não sei se a receita foi ensinada no programa, mas antes mesmo de procurá-la, já preparei esta minha versão com o que tinha disponível em casa.

Ficou excelente e agradou todo mundo que experimentou. E o mais engraçado é que todo mundo olhava para a cheesecake coberto com tomatinhos e fazia aquela cara de “Ué!” — questionando o uso do tomate em uma sobremesa. A grande surpresa é que esta cheesecake não é doce (mas é igualmente deliciosa).

Cheesecake salgada com tomate confit

Para a base da cheesecake salgada:
1 e 1/3 de xícara de biscoito salgado triturado
2 colheres de sopa de manteiga derretida

Para o recheio da cheesecake salgada:
150g. de cream cheese
2 ovos
1/4 de xícara de queijo coalho ou meia cura ralado
1 pitadinha de sal

Para a cobertura de tomate confit da cheesecake salgada:
2 tomates italianos pequenos sem sementes
Alecrim e manjericão frescos ou desidratados
Azeite, sal e pimenta do reino

Corte os tomates em cubinhos pequenos (usei um italiano e 150g. de tomatinhos grape), espalhe-os em uma assadeira e regue com um fio generoso de azeite. Tempere com o alecrim, o manjericão, sal e pimenta. Leve ao forno pré aquecido à 180ºC por 20 minutos.

No processador ou liquidificador, coloque o biscoito quebrado e triture-o até obter uma farota grossa. Junte a manteiga derretida (aqueci a manteiga gelada por 15 segundos no microondas) e misture bem. Cubra o fundo de uma assadeira pequena (20 cm. de diâmetro) com fundo falso, pressionando bem para que fique firme. Leve ao freezer para endurecer.

ComoFazerCheesecakeSalgado_CozinhandoPara2ou1

Misture o cream cheese com os ovos e o queijo. Eu usei o processador de alimentos para integrar bem. Tempere com uma pitadinha de sal, cubra a base de biscoito já gelada e leve ao forno à 180ºC até ficar firme e com a superfície dourada (cerca de 30 minutos).

Espere a cheesecake esfriar um pouco, cubra com os tomates confites e sirva em seguida.

Esta quantidade serve entre duas e três pessoas como uma refeição leve. Acompanhe com uma bela salada de folhas.

De ontem: cheesecake salgada com tomatinhos confit. Coisa mais deliciosa dos últimos tempos (e é light). Com certeza #vaiproblog, aguardemmm! ?

Uma foto publicada por Receitas rápidas e fáceis (@cozinhandopara2ou1) em

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram