Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Vegana / Sagu de vinho com creme

Sagu de vinho com creme

SaguDeVinhoComCreme_Cozinhandopara2ou1

É inevitável não me lembrar da infância ao ver ou ouvir falar de sagu: era uma das minhas sobremesas preferidas quando estava na casa da minha vó Nair. E, pelo jeito, meu sobrinho está indo pelo mesmo caminho, já que nos últimos dias em que passou na casa dos meus pais, agora nas férias, este foi o primeiro pedido dele — mas tinha de ser o de morango, daqueles de pózinho ( 🙁 ).

É óbvio que fiquei morrendo de vontade e fui logo preparar a minha versão preferida, em que o sagu é feito com vinho e servido com um creme delicioso perfumado com baunilha. Muito mais gostoso e especial do que o pacote comprado pronto, obviamente.

As Festas Juninas já passaram, julho está chegando ao fim e só agora me dei conta de que ainda não tinha trazido para cá esta receita tão querida por mim. Mais um motivo para querer repetir a sobremesa! 😉

Sagu de vinho com creme

Para o sagu de vinho:
1/2 xícara de sagu
1 e 1/2 xícara de água
1/2 garrafa de vinho tinto seco (não precisa ser excelente, mas não use o pior que encontrar — se preferir, substitua por suco integral de uva)
1/2 xícara de açúcar
1 pedaço de canela em pau

Para o creme de baunilha:
2 gemas
1/4 de xícara de açúcar
2/3 de xícara de leite (pode ser de vaca ou, para uma versão vegana, use o Leite de aveia — clique AQUI para acessar a receita completa)
1 colher de chá de essência ou extrato de baunilha

Coloque o sagu em uma tigela e cubra-o com água filtrada. Deixe descansar por 1 hora.

Faltando 15 minutos para completar o tempo, coloque em uma panela a medida de água da receita, o vinho, o açúcar e a canela. Misture bem, até o açúcar dissolver.

Ligue o fogão em fogo alto e, assim que ferver, junte o sagu hidratado e escorrido. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos ou até que as bolinhas estejam macias e quase transparentes. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela (se começar a secar, coloque mais um pouco de água fervendo).

Desligue o fogo, espere esfriar e leve à geladeira.

Enquanto isso, prepare o creme. Bata as gemas com o açúcar até que fique esbranquiçado. Reserve.

Leve o leite ao fogo médio em uma panela até ferver. Retire do fogo e adicione aos poucos as gemas batidas, mexendo bem.

Retorne a panela ao fogo baixo e continue mexendo até o creme engrossar um pouco (caso talhe, bata com um mixer ou no liquidificador). Desligue o fogo, acrescente a baunilha e misture bem. Quando esfriar, leve à geladeira.

Sirva o creme gelado sobre o sagu também gelado.

Esta quantidade rende entre 3 e 4 porções pequenas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram