Você está aqui:  / Acompanhamentos / Como fazer / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Como preparar suflês + Suflê de brócolis

Como preparar suflês + Suflê de brócolis

SufleDeBrocolis_CozinhandoPara2ou1

Alguns pratos tradicionais sobrevivem por gerações e continuam sendo atuais. O suflê, que vem do francês “soufflé” (significa “assoprado”), é um ótimo exemplo: o primeiro registro desta receita é do século 19 pelo chef Antonin Carême, conhecido por ser o fundador da “Haute Cuisine”, a Alta Gastronomia Francesa.

Apesar disso, não requer conhecimentos técnicos avançados no seu preparo. O creme com gemas e claras em neve pode receber um ingrediente principal doce ou salgado, como legumes, queijos, frutos do mar e até chocolate, entre outros. Seguindo alguns poucos cuidados, qualquer um consegue preparar um delicioso suflê.

Desta vez, escolhi o brócolis, complementado com um pouquinho de queijo só para deixar a superfície gratinada. Um prato super leve, gostoso e quentinho, perfeito para a primeira #SegundaSemCarne deste inverno.

Como preparar suflês + Suflê de brócolis

1/2 cabeça de brócolis em floretes
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
1 colher de sopa de farinha de trigo (pode ser integral)
1 xícara de leite (pode ser vegetal)
1 gema (em temperatura ambiente)
3 claras (em temperatura ambiente)
2 a 3 colheres de sopa de queijo meia cura ou parmesão ralado

Cozinhe o brócolis de preferência no vapor ou em água até que fique macio mas ainda firme (mais ou menos 5 minutos). Escorra bem e reserve sobre papel absorvente.

Em uma panela, aqueça um fiozinho de azeite e refogue rapidamente o alho sem deixar que doure. Dissolva a farinha no leite e coloque na panela, junto com a gema, misturando sempre em fogo baixo para não empelotar, até engrossar como um mingau. Deixe esfriar.

Enquanto isso, bata as claras em neve com uma pitadinha de sal até o ponto de picos firmes (quando levantar as pás da batedeira, deve formar picos que não se desmancham).

ComoFazerSufleDeBrocolis_CozinhandoPara2ou1

Unte com manteiga um refratário com laterais altas, dois ramequins grandes (porções individuais) ou potinhos menores (porções degustação para um coquetel ou entradinha). É importante espalhar a manteiga por toda a altura dos refratários pois os suflês crescem bastante.

Coloque o creme cozido em uma tigela grande e junte os floretes de brócolis (eu prefiro deixá-los maiores para que não sumam no suflê mas, se preferir, pique em pedaços menores).

Aos poucos, vá envolvendo com cuidado as claras em neve neste creme (eu dividi em 3 partes e fui misturando com delicadeza cada uma das partes para que elas não percam o ar que fará o suflê crescer).

Divida a massa entre os potes untados. Salpique o queijo ralado por cima e leve ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada.

Sirva logo em seguida pois os suflês vão murchando à medida que esfriam.

Esta quantidade serve bem entre duas a três pessoas, dependendo dos acompanhamentos, ou até 6 ou 8 pessoas em porçãozinha coquetel/entradinha. Eu gosto de servir somente com uma saladona colorida. Se preferir, complemente a refeição com uma massa com molho simples, ou então com uma carne assada (peixe, frango, bovina ou suína) e arroz branco.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram