Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Panquecas recheadas com creme de palmito

Panquecas recheadas com creme de palmito

PanquecasComCremeDePalmito_CozinhandoPara2ou1

Já faz um bom tempo que procuro publicar toda semana uma receita vegetariana para a #SegundaSemCarne. E os comentários que frequentemente aparecem é que os ingredientes para esse tipo de prato são caros demais e muito difíceis de encontrar, que têm sabor esquisito ou as combinações são muito diferentes.

Eu sempre digo que isso não é regra. Às vezes rola uma quinua ou um outro grão mais diferente, mas garanto que se vocês conferirem as opções nos arquivos vão ver que na maioria das vezes uso itens acessíveis, mesmo para quem faz as compras em supermercados menores. E essas panquecas são um excelente exemplo disso: usa aquilo que geralmente temos na despensa e é super fácil de agradar a todos.

Panquecas recheadas com creme de palmito

Para as panquecas:
1 ovo
1 xícara de leite (pode ser vegetal)
1 xícara de farinha de trigo (pode ser integral)
1 colher de chá de azeite
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
1 pitada de fermento em pó

Para o recheio de creme de palmito:
1 xícara de palmito picado
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1/2 tomate bem picadinho
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
3 colheres de sopa de requeijão, cream cheese, creme de ricota ou biomassa de banana verde
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Misture os ingredientes da massa, exceto o fermento, e bata no liquidificador. Adicione o fermento, mexa bem com uma colher e deixe descansar por 10 minutos.

Esquente uma frigideira e, se não tiver um bom antiaderente, unte-a com umas gotinhas de azeite. Para cada panqueca, coloque pouco menos de uma concha média de massa, escorra-a por todo o fundo da frigideira e vire quando estourarem bolhinhas na superfície e as laterais começarem a soltar do fundo. Ao final você deve ter 4 panquecas (ou 5, dependendo do tamanho). Reserve-as.

ComoFazerPanquecaComCremeDePalmito_CozinhandoPara2ou1

Em uma panela, aqueça um fio de azeite e refogue o alho sem deixar que doure. Acrescente o palmito, o tomate e as ervas e regue com a água. Deixe cozinhar em fogo baixo até a água secar e começar a fritar novamente. Adicione, então, o requeijão ou seu substituto e misture bem. Prove e tempere com sal e pimenta do reino a vontade.

Coloque, sobre cada disco de panqueca, mais ou menos 2 colheres de sopa do recheio e enrole-o com cuidado para que não saia pelas laterais. Eu gosto de untar um refratário com um pouquinho de molho de tomate e ir colocando as panquecas recheadas por cima. Depois, coloco mais um pouco de molho por cima e salpico queijo ralado, levando em seguida ao forno por uns 5 minutinhos. Se preferir, sirva sem o molho.

Esta quantidade rende até 3 porções, dependendo do tamanho e da espessura das panquecas. (No dia das fotos, fiz duas receitas para servir muito bem 5 pessoas.)

Dica: Se quiser, congele as panquecas já recheadas com um pouquinho mais de molho que você usaria para servir. Retire do congelador e deixe descongelar na geladeira por pelo menos 1 hora e depois leve ao forno com um pouquinho de queijo por cima até aquecer.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Josiane

    /

    Olá! Amei suas receitas!!! Posso fazer e congelar? Quanto tempo podem ficar congeladas?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Josiane!
    Pode congelar, sim, por até três meses. Sugiro que você descongele na geladeira.
    Obrigada, grande abraço e volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram