Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Arroz 7 grãos com legumes e shimeji na manteiga

Arroz 7 grãos com legumes e shimeji na manteiga

Arroz7GraosComLegumesEShimeji_CozinhandoPara2ou1

Segunda-feira é o dia oficial do início da dieta. E, também por isso, uma boa oportunidade para experimentar uma refeição um pouco diferente do que estamos acostumados: adotar a #SegundaSemCarne. Esta iniciativa, que já acontece em diversos países, tem como principal objetivo mostrar que é possível ter refeições nutritivas e gostosas sem a proteína animal, e convida as pessoas a tirarem a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrirem novos sabores.

Pois a sugestão de hoje é um prato diferente e gostoso, que reúne um carboidrato super saudável e com baixo índice glicêmico, uma proteína vegetal leve e rica em nutrientes e legumes que complementam a refeição. E o melhor: é super prático e fácil de preparar.

Para o arroz 7 grãos com legumes:
1/2 xícara de arroz 7 grãos
1 1/2 xícara de caldo de legumes (ou água)
1/2 xícara de legumes cortadinhos (cenoura, vagem, chuchu, abobrinha etc.)
1/2 cebola em cubos
1 dente de alho picadinho
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para o shimeji na manteiga:
150g. de shimeji (eu prefiro o escuro)
1 colher de sobremesa de manteiga
4 colheres de sopa de molho shoyo
4 colheres de sopa de saquê culinário (pode ser substituído por água)
1 colher de café de açúcar
1 colher de sopa de cebolinha picada

Aqueça um fio de azeite e coloque o alho e a cebola para refogar até ficarem transparentes, sem deixar que dourem. Acrescente o arroz 7 grãos e mexa bem, adicionando a o caldo de legumes quente em seguida e cozinhe com a tampa semi-aberta.

Quando o arroz estiver quase secando (sem água sobre a superfície), coloque os legumes e incorpore-os ao arroz, sem mexer muito. Deixe cozinhar mais um pouquinho até o arroz secar.

Enquanto isso, corte a raiz do shimeji e divida-o em pequenos buquês. Derreta a manteiga em uma frigideira grande e acrescente-o, mexendo bem.

Misture bem o shoyo com o saquê (ou água) e o açúcar, jogue sobre o shimeji e vá misturando até que os cogumelos fiquem macios. Deve demorar cerca de 5 minutos. Se preferir, faça este processo no microondas (clique no link para saber como).

Sirva o arroz com legumes e o shimeji com a cebolinha salpicada por cima. Eu coloquei o arroz em um potinho para deixar o prato mais bonito.

Esta quantidade serve 2 pessoas.  Acompanhe de uma salada colorida para deixar a refeição ainda mais completa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram