You are here:  / Acompanhamentos / Arroz e Risotos / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Arroz com vagem e limão

Arroz com vagem e limão

 

img_20131024_125436.jpg

Adoro um arroz bem feitinho, tirado direto da panela. Mas às vezes o arroz branco parece tão… branco, que acho que fica sem graça no prato. Aí quase sempre invento uma corzinha. Esta tentativa ficou tão interessante e saborosa que resolvi compartilhar para que deixe também outras mesas mais coloridas (e nutritivas).

1/2 colher de sopa de óleo vegetal ou azeite
2 colheres de sopa de cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1/2 xícara de arroz (eu usei o integral)
1 xícara de água (para o arroz integral, coloque mais 1/2 xícara)
1/2 colher de sopa de raspas de limão
1 colher de sopa de limão espremido
+/- 1/2 xícara de vagens cortadas
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas
Sal e pimenta do reino a vontade

Refogue a cebola e o alho no óleo/azeite sem dourar, acrescente o arroz e misture bem (importante: o arroz integral não deve ser refogado, então coloque-o na panela depois da água). Adicione a água, as raspas e o suco de limão, tempere com sal e pimenta do reino e mexa.

Deixe cozinhar em fogo baixo e com a panela semitampada até o arroz inchar mas ainda ter água acima dele. Depois disso, coloque também a vagem e as ervas e mexa rapidamente para incorporá-las. Deixe continuar o cozimento até secar a água.

Esta quantidade serve duas pessoas como acompanhamento de uma carne (ou frango, ou peixe) grelhada com uma salada de folhas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

6 + 20 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram