Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Tortas e quiches / Vegetais / Tortinhas de batatas gratinadas (Pommes au gratin)

Tortinhas de batatas gratinadas (Pommes au gratin)

img_20130913_145923.jpg

Batatas sempre são uma boa escolha como acompanhamento de qualquer carne, mas sempre é bom variar o preparo: fritas, cozidas, assadas, amassadas em um purê ou então gratinadas e charmosas como nessas quase tortinhas.

Elas são super fáceis de fazer e deliciosas: depois da primeira tentativa, tenho certeza de que virarão um clássico na sua mesa.

Tortinhas de batatas gratinadas (Pommes au gratin)

250g. de batatas
1/2 colher de sopa de manteiga
1/2 dente de alho amassado
1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1/3 xícara de leite
4 colheres de sopa de queijo gruyére ou parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Descasque as batatas e corte fatias finas (preferencialmente com um mandolim para que fiquem todas com a mesma espessura — quanto mais grossas, mais tempo demorarão para cozinhar). Corte as fatias novamente em tiras de mais ou menos 2 centímetros de largura e deixe-as sobre um pano de prato limpo para que não fiquem muito úmidas.

Em uma panela pequena, derreta a manteiga e refogue rapidamente o dente de alho sem dourar. Acrescente a farinha de trigo, misture bem até começar a borbulhar, despeje o leite sobre a mistura (roux) e mexa sempre para não empelotar até engrossar um pouco. Tempere com sal (lembre-se de que o queijo já é salgado) e pimenta do reino e, por último, adicione o queijo ralado reservando um pouco para colocar por cima.

Você pode usar um refratário maior, mas eu fiz em porções menores usando forminhas de muffin. Unte o refratário/forminha com o molho de queijo e depois vá intercalando camadas de batata e de molho. Finalize com o queijo ralado reservado e leve ao forno pré-aquecido em 180º por 10 minutos e depois aumente a temperatura para 220º e deixe assar por mais uns 10 minutos ou até gratinar. Espere esfriar um pouquinho para desenformar ou sirva às colheradas.

Com esta quantidade eu fiz 3 tortinhas gratinadas como a da foto. Como os ingredientes são basicamente batata e creme, esta receita não deve ser congelada.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

22 Comentários

  • lialmeidaprado

    /

    huuummm, adorei, vou fazer qualquer hora dessas !!

  • Luciana C.

    /

    Depois quero saber se foi aprovada. 🙂

  • lialmeidaprado

    /

    Podexá que quando fizer vou postar aqui! Beijo

  • Luciana C.

    /

    Combinado! 😉

  • Luciana C.

    /

    Oi, tb sou Luciana e Aquariana! Adoro seu blog! Fiz a tortinha e adorei! Prático e muito bom! Coloquei uma muçarela por cima para dar um toque! Obrigada

  • Luciana C.

    /

    Oi, xará. 🙂
    Super obrigada pelo feedback e pelas visitas. E um queijinho nunca é demais e sempre deixa tudo melhor, né?
    bjo

  • Luciana Camara

    /

    tudo de bom mesmo né??? Aguardo ansiosa por mais receitinhas!

  • Luciana C.

    /

    É só aparecer por aqui, tem novidade praticamente todos os dias.
    Ou então você pode assinar as novidades e recebê-las por e-mail. É só colocar seu e-mail no segundo quadro da coluna da direita. 😉

  • Solange Lima

    /

    Essa tortinha você já testou com farinha integral?

  • Luciana C.

    /

    Solange, nunca testei, mas acredito que a textura pode ficar diferente porque a integral não é tão fina. Se bem que a gente precisa de tão pouca farinha que acho que nem faz muita diferença essa troca.

  • sueli gama

    /

    luciana fiz ontem com batata baroa e temperos verdes e servi com molho de tomate por cima, fiz duas receitas pois a familia eh grande e foi sucesso com todos, adoramos mesmo. parabens, obrigada sueli gama

  • Luciana C.

    /

    Oi, Sueli. Eu que agradeço a visita e o seu comentário.
    Adoro quando vocês dão um toque pessoal à receita e ainda sugerem outras combinações. Com a mandioquinha/batata baroa deve ter ficado mesmo uma delícia!
    Volte sempre 🙂
    beijo

  • Évyla Raysa

    /

    Oii Lu, gostaria de saber que tipo de leite se usa?

  • Luciana C.

    /

    Oi, Évyla.
    Em todas as minhas receitas, uso leite semi ou desnatado, em caixinha tetrapac. Raramente uso o integral, mas especifico quando há necessidade de algum tipo específico. 😉
    Pode experimentar esta receita que é uma delícia! E, se você puder voltar para contar o que achou, eu ficaria super feliz 🙂

  • Laisa

    /

    minha mãe quer saber se dá para fazer essa tortinha com batata doce também pq estamos evitando a batata inglesa. pode ser??

  • Luciana C.

    /

    Laisa, eu nunca fiz com a batata doce, mas deve ficar muito bom também. Ali em cima tem um comentário dizendo que com mandioquinha (batata baroa) ficou ótimo! 😉
    Depois conta pra gente o que vocês acharam?
    beijo

  • Ana S.

    /

    Olá, Luciana,

    Só não entendi uma coisa sobre essa receita: tenho que cozinhar a batata antes de colocá-la para assar?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Ana.
    Não precisa cozinhar a batata antes, ela vai crua para as forminhas e depois é levada ao forno. Você só não deve cortar as fatias muito grossas pois o tempo de forno pode não ser suficiente para deixá-las macias.
    Beijo,
    Luciana.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram