Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegetais / Festival de Hambúrgueres: Árabe (hambúrguer de grão de bico, coalhada seca, vinagrete de pepino com hortelã e pistache no pão sírio)

Festival de Hambúrgueres: Árabe (hambúrguer de grão de bico, coalhada seca, vinagrete de pepino com hortelã e pistache no pão sírio)

HamburguerDeGraoDeBicoComCoalhadaEVinagreteDePepino_CozinhandoPara2ou1

Pensando em possibilidades diferentes para o Festival de Hambúrgueres, lembrei do Falafel e resolvi fazer um hambúrguer de grão de bico. Para complementá-lo, itens comuns às mesas árabes: pão sírio, coalhada seca, pepino, hortelã e pistache. Adorei o resultado.

+/- 150g. de grão de bico cozido
+/- 1/4 xícara da água de cozimento
1 colher de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de limão espremido
1 pitada de páprica defumada
1 colher de sopa de gergelim torrado
1 a 2 colheres de sopa de farinha de rosca
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Coalhada seca
Vinagrete de pepino com hortelã
Pistache picado
Pão sírio

Bata no liquidificador ou processador de alimentos o grão de bico com os temperos e somente o necessário da água de cozimento para conseguir bater — coloque colher por colher se possível amenizar toda a água. (No liquidificador vai ser necessário usar uma espátula, com ele desligado, para mexer um pouco mas evite colocar muita água senão a massa fica muito mole.)

Coloque em uma tigela, misture o gergelim e vá acrescentando aos poucos a farinha de rosca. Passe um pouco de azeite nas mãos e molde o hambúrguer. Eu levei ao forno em assadeira com papel alumínio (lado brilhante para cima) até dourar — mais ou menos 20 minutos em 180°C. Se preferir, grelhe na frigideira com um fio de azeite.

Coloque o hambúrguer sobre o pão, distribua a coalhada e o vinagrete de pepino com hortelã por cima e salpique com pistache.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Claudia martins

    /

    Bom dia amei as receitas ararabe

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram