You are here:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Tortas e quiches / Vegetais / Cestinhas de kani kama e abobrinha ao leite de coco com curry

Cestinhas de kani kama e abobrinha ao leite de coco com curry

wpid-img_20130207_144207.jpg

Adoro quando a despensa não está tão abastecida pois é quando preciso ser mais criativa para cozinhar com o que tenho. Confesso até que às vezes evito ir ao mercado para me desafiar e conseguir coisas como essa cestinha de sobras, que ficou incrivelmente saborosa, light e diferente — e me lembrou, de longe, uma casquinha de siri.

E, se preferir, sirva sem a cestinha em um refratário ou em potinhos individuais.

Cestinhas de kani kama e abobrinha ao leite de coco com curry

1 xícara de abobrinha ralada
4 sticks de kani kama
1/2 cebola bem picadinha
1 dente de alho amassado
4 colheres de sopa de leite de coco
8 colheres de sopa de leite (desnatado)
1 colher de chá de maisena
1 colher de chá de curry
1 colher de chá de ervas finas
1 punhado de queijo ralado para gratinar
1 clara de ovo
2 colheres de sopa de água
2 Rap10 ou tortilhas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Pré-aqueça o forno em 180°C.

Com um garfo, bata a clara com as colheres de água e 1 colher de sopa de azeite, e tempere com um pouquinho de sal e pimenta do reino. Preferencialmente com um pincel culinário (ou com os dedos) espalhe uma camada fina sobre as tortilhas (na parte que ficará para dentro) e coloque-as em forminhas (de empada, petit gateau, muffin ou cupcake) para que fiquem no formato de cestinhas. Pressione com delicadeza para que não quebrem e espere a clara secar um pouquinho. Em seguida, leve ao forno por 10 minutos.

Enquanto a cestinha fica pronta, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e depois a abobrinha. Acrescente o leite, o leite de coco, o curry, as ervas e tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem.

Quando começar a ferver, dissolva a maisena em um pouco do caldo, adicione à panela e continue mexendo para engrossar. Coloque o kani picado (eu cortei cada stick em 4 tiras e depois as tiras em 4 pedaços), a abobrinha e envolva-os com o creme.

Você deve ter um mingau bem grosso, mas não um recheio grudento. Se engrossar demais, dissolva com um pouquinho de água.

Coloque o forno na temperatura máxima e recheie as cestinhas ainda nas forminhas, coloque um pouco de queijo ralado por cima e retorne ao forno por mais 10 minutos.

Retire do forno e espere uns 2 ou 3 minutos para tirar as cestinhas das formas (senão elas podem desmanchar). Você pode servir como entrada ou acompanhamento.

Dica: sem desespero se a cestinha começar a se desfazer na hora de servir. Corra até o banheiro, pegue um pedaço de fio dental e amarre ao redor da cestinha. É super higiênico (é o fio mais limpo que você tem em casa e só usa na boca, lembre-se!) e não fica assim tão feio. Mas da próxima vez, capriche na clara de ovo para que fique mais firme, ok? Usei esse truque para a cestinha ficar mais bonita na foto. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

quinze − 7 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram