Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Tian light de legumes aos 4 queijos (legumes gratinados com queijos – calorias reduzidas)

Tian light de legumes aos 4 queijos (legumes gratinados com queijos – calorias reduzidas)

wpid-img_20130106_14024411.jpg

Tian é um antigo prato francês da Provença. Na verdade, o nome vem do recipiente em que os legumes eram gratinados pelos camponeses e acabou virando o nome da receita.

Sou completamente louca queijos mas, para que ficasse saboroso e ainda assim light, inventei um molho diferente para acompanhar os legumes, com opções mais leves.

Tian light de legumes aos 4 queijos (legumes gratinados com queijos)

1 abobrinha pequena
1 cenoura média
1 berinjela pequena
3 colheres de sopa de requeijão (light)
3 colheres de sopa de muçarela (light) ralada
3 colheres de sopa de parmesão (light) ralado
3 colheres de sopa de ricota ralada
1/2 xícara de leite (desnatado)
1 cebola pequena
1 dente de alho amassado
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Com um fatiador, descascador de legumes ou mesmo uma faca bem afiada, corte fatias bem fininhas de abobrinha, berinjela e cenoura no sentido do comprimento. Mantenha-as em uma tigela grande com água fria e sal.

Em uma panela, refogue a cebola picadinha com o alho em azeite e acrescente o requeijão, 2 colheres de muçarela, 2 colheres de parmesão e a ricota. Misture bem e adicione o leite, mexendo sempre. Desligue quando engrossar.

Em um refratário, arrume camadas de abobrinha, cenoura e berinjela (esprema-as bem para tirar toda a água e deixe escorrer sobre papel toalha antes de usar — para não ficar encharcado). Tempere cada uma com azeite, sal e pimenta do reino e cubra-as com um pouquinho do molho de queijos. Repita as camadas até acabar com o creme por cima. Salpique com o que restou de muçarela e parmesão e leve ao forno pré-aquecido em 180°C por 30 minutos.

Espere uns 5 minutos fora do forno antes de servir para que os legumes e os queijos assentem um pouco (assim as camadas não desmancham ao servir). Sirva com arroz e, se quiser, uma carne. Fica bastante saboroso.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram