Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegetais / Vegetariana / Cogumelo recheado com creme de espinafre e queijo

Cogumelo recheado com creme de espinafre e queijo

Este cogumelo recheado com creme de espinafre e queijo é uma excelente opção de acompanhamento para uma carne, por exemplo, e também vira um prato principal bem interessante.

Há pouco tempo descobri que cogumelos não são uma boa fonte de proteínas, então tenho procurado formas de preparo mais “reforçadas” para ajudar a montar pratos mais completos. Desta vez, preparei um recheio cremoso de espinafre com queijo que ficou incrivelmente saboroso.

Dá para servir com o arroz e feijão de todos os dias ou então virar um prato mais caprichado para um jantarzinho especial com um cuzcuz marroquino e uma bela salada, por exemplo. O que acha?

Cogumelo recheado com creme de espinafre e queijo

4 a 6 cogumelos grandes e frescos (usei champignons)
1 colher de chá de manteiga (opcional)
1 dente de alho amassados ou bem picadinhos
1/2 xícara de folhas de espinafre frescas
4 colheres de sopa de requeijão (usei Requeiju, “requeijão” vegano caseiro de castanhas de caju)
2 ou 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Azeite, sal, pimenta do reino e noz moscada a vontade

Limpe os cogumelos com um paninho limpo ou papel toalha para retirar qualquer sujeira que possa ter (Fica a dica: NUNCA lave cogumelos frescos pois, como eles são iguais a uma esponjinha e acabam absorvendo a água, isso prejudica a textura e o sabor do prato).

Com muito cuidado, retire os cabos dos cogumelos e com a ajuda de uma colherzinha, retire o excesso com cuidado para não machucar as laterais. Coloque as cuias de cogumelo em um refratário ou assadeirinha, regue com um fio de azeite e leve ao forno preaquecido em 180ºC por 10 minutos.

Corte os cabinhos dos cogumelos em cubos pequenos. Derreta a manteiga (se for usar) com um fiozinho de azeite e refogue esses cubinhos com o alho até começarem a dourar. Junte as folhas de espinafre e espere murchar.

Coloque o requejão, misture e, depois, envolva o queijo ralado (eu usei uma mistura de parmesão com um restinho de grana padano). Prove e tempere com sal (se precisar), pimenta do reino e a noz moscada raladinha na hora.

Retire os cogumelos do forno e aos poucos vá colocando o creme de espinafre dentro de cada um, cuidando para não transbordar. Salpique um pouquinho mais de queijo ralado por cima e retorne ao forno por mais uns 10 a 15 minutinhos até que esteja gratinado.

Esta quantidade serve duas pessoas. Se quiser, enfeite com mais um fio de azeite e ervas frescas picadinhas.

Com arroz, feijão e uma saladinha colorida, vira um PF delicioso e reforçado. Ou então pode servir com um arroz ou cuscuz marroquino bem temperadinho e uma boa salada de folhas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram