Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Cevadinha com ora pro nóbis e cenoura

Cevadinha com ora pro nóbis e cenoura

A ora pro nóbis é uma trepadeira que nasce como mato e se espalha como praga em muitos terrenos por aí. Muita gente reclama, poda, tenta se livrar dela. O que muitos não sabem é que suas folhas são uma verdadeira preciosidade protegida pelos espinhos afiados: riquíssimas em proteínas, vitaminas e ferro. Por este motivo também é comumente chamada de “carne dos pobres”.

Esta PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) é um alimento de excelente qualidade que brota quase que do nada… assim mesmo, como se fosse um milagre divino.

Depois que descobri minha necessidade de consumir mais ferro para evitar a anemia que está batendo na minha porta, resolvi pesquisar sobre boas fontes de ferro e cheguei à ora pro nóbis.

Na casa da minha mãe temos um vaso que nasceu de um galhinho que trouxe de uma aula sobre PANCS lá no Instituto Ata, no Mercado de Pinheiros. Aproveitei a desculpa e colhi algumas folhas para o meu almoço de hoje. Elas foram pra panela com cevadinha, cenoura e um refogado caprichado de cebola e alho. Um prato delicioso que só não é vegano porque usei ghee no refogado, mas poderia ser azeite ou outro óleo vegetal.

Já cevadinha é um cereal integral bem próximo da aveia e do trigo, apesar de ser menos usual em nossas mesas (a não ser na cerveja!). Apresenta boas quantidades de fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Por conter poucas calorias, é também um excelente aliado para quem está querendo adotar uma alimentação mais saudável, uma vez que que dá bastante saciedade, ao mesmo tempo em que ajuda o funcionamento do sistema digestivo, devido ao seu alto teor de fibras.

Bons motivos para provar você já tem, agora só falta providenciar os ingredientes!

Ah, para complementar a refeição, uma saladinha básica de alface e tomatinhos, temperada com azeite e limão, já que a vitamina C ajuda na absorção do ferro pelo organismo.

Importante lembrar que é muito raro encontrar ora pro nóbis à venda, mas é provável que você encontre em feiras orgânicas. Vale arranjar uma mudinha pra chamar de sua e manter num vasinho na varanda (é só andar na rua prestando atenção nos terrenos baldios que você encontra um pé por aí). E lembre-se sempre: cuidado com os espinhos. 😉

Cevadinha com ora pro nóbis e cenoura

1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho ou amassado
3/4 de xícara de cevadinha
2 xícaras de caldo de legumes
1/2 cenoura em cubos
1/2 xícara de folhas de ora pro nóbis
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma panela e coloque o azeite. Refogue, então, a cebola e o alho até ficar transparente, sem deixar que dourem.

Acrescente a cevadinha com o caldo de legumes, e cozinhe por 10 minutos com a panela tampada, mexendo de vez em quando. Após este tempo, adicione a cenoura e deixe cozinhar por mais 5 minutos (se estiver muito seco, coloque um pouquinho de água, cerca de 1/4 de xícara).

Somente então coloque a ora pro nóbis, mexa bem e espere apenas que ela esquente. Neste ponto, o caldo deve ter evaporado e a cevadinha deve estar bem cozida e macia.

Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva a cevadinha com ora pro nóbis e cenoura em seguida, ainda quente.

Estas quantidades servem duas boas porções.

 

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram