Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Käsespätzle (macarrão rústico ao queijo com cebola crocante)

Käsespätzle (macarrão rústico ao queijo com cebola crocante)

Käsespätzle, ou a versão tradicional alemã do macarrão com queijo. É uma massinha rústica (chamada de Spätzle) servida com molho de queijo (sendo que Käse significa queijo) e finalizado com uma deliciosa cebola crocante por cima.

É uma das comidas reconfortantes que não falta no repertório das mães e avós na Alemanha. Aquele tipo de refeição que alimenta o corpo e aquece a alma, sabe? E é tão comum por lá que existem até equipamentos próprios para preparar o Spätzle (que eu me arrependi imensamente de não ter trazido um pra mim quando estive em terras germânicas — mas enfim, dá para improvisar e ser feliz mesmo sem ele). 😉

Servi com ervilhas tortas apenas grelhadinhas com azeite e gostei do resultado. Só faltou o Apfelschorle, o suco de maçã gaseificado que eu amo, para acompanhar e matar de vez as saudades da Alemanha.

Käsespätzle (macarrão rústico ao queijo com cebola crocante)

Para o macarrão do Käsespätzle:
3/4 de xícara de farinha de trigo
1 ovo
2 colheres de sopa de leite
3 a 4 colheres de sopa de água
Noz moscada ralada na hora
Sal a vontade

Para o molho do Käsespätzle:
1 colher de sopa de manteiga
1 dente de alho
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de leite
100g. de queijo parmesão ralado
Noz moscada ralada na hora

Para servir o Käsespätzle:
1 cebola grande cortada em tiras
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Óleo para fritar a cebola
Sal e pimenta do reino a vontade

Comece preparando a massa do Käsespätzle. Tempere a farinha com uma pitada de sal e noz moscada ralada na hora. Misture bem e integre o ovo (lembre-se de quebrá-lo em um pote separado pois se estiver estragado você não perde o restante dos ingredientes).

Junte o leite e vá misturando e amassando para dissolver os grumos. Coloque uma colher de água de cada vez até obter uma massa com textura de mingal grosso que escorre ao levantar a colher. Se precisar, coloque um pouco mais de água.

Cubra a massa com plástico filme e deixe descansar sobre a bancada.

Enquanto isso, prepare a cebola. Corte em meias rodelas e depois em tiras não muito longas. Coloque-as em uma tigela grande e salpique com a farinha de trigo. Misture para distribuir bem.

Em uma panela alta, aqueça cerca de 2 dedos de óleo. Eu costumo colocar um palito de fósforo apagado dentro do óleo pois quando ele acende o óleo está pronto para a fritura. Aos poucos, coloque a cebola no óleo e, quando dourar, retire com uma escumadeira e escorra sobre papel absorvente.

Prepare, então, o molho. Derreta a manteiga em uma panela e refogue o alho sem deixar dourar. Junte a farinha e misture bem até começar a borbulhar. Acrescente o leite e não pare de mexer para não empelotar. Quando começar a engrossar, adicione o queijo e misture para que ele derreta.

Ferva uma panela grande cheia de água e, aos poucos, vá pingando a massa na água, formando tirinhas irregulares. Quando elas subirem à superfície, retire com uma escumadeira e coloque em um prato.

Ao fim da massa, envolva-a com o molho. Sirvao Käsespätzle nos pratos e salpique a cebola crocante por cima.

Estas quantidades rendem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Ana Raquel Merighi

    /

    Receita feita e aprovada! Deliciosa… O molho fica bem suave o sabor de queijo… Pro meu paladar, perfeito!

  • jeane

    /

    boa tarde…adorei a receita copiei para minha mae fazer.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram