Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem lactose / Vegana / Vegetariana / Receita de maionese de abacate

Receita de maionese de abacate

Sou totalmente contra extremismos mas não resisto a aprender alternativas para variar ao máximo o meu cardápio no dia a dia. E a receita de maionese de abacate surgiu na minha vida assim, como uma opção para fazer maionese sem uma base que eu já conhecia (basicamente ovo, iogurte ou leite).

Num belo dia eu queria porque queria uma maionese mas não tinha nenhuma dessas opções na geladeira vazia. Nem lembro exatamente como cheguei a esta versão, mas calhou de eu ter exatamente um abacate na fruteira e foi a deixa para testar. É óbvio que eu achei que não ia ficar bom, mas eu tinha que tentar.

Tentei e adorei o resultado. Achei mais leve e menos gordurenta que as outras receitas que usam muito óleo. Gostei do sabor bem neutro que ganha o tempero que eu acrescentar.

E, depois de tudo isso, ainda tem o fato de ser mais saudável e nutritiva que a maionese industrializada, claro. Não é motivo suficiente para te fazer pelo menos experimentar? 😉

Receita de maionese de abacate

1/2 xícara de abacate amassado com um garfo
1 colher de chá de molho de mostarda
1/2 limão espremido
1 a 2 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal
1/2 dente de alho picado (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Eu gosto de preparar esta maionese com o abacate não muito maduro (quando ele começa a amadurecer, começando a amolecer), com a polpa clarinha. Assim, o sabor da maionese fica mais neutro.

Coloque todos os ingredientes menos o azeite em um copo alto e bata com o mixer (se preferir, use o liquidificador). Vá pulsando até obter um creme homogêneo. Sem parar de bater, adicione o azeite em fio. Assim que começar a engrossar (eu presto atenção no barulho, quando ele muda sei que está no ponto).

Prove e corrija o tempero (sal, pimenta do reino, mais limão, mais mostarda etc.). Coloque em um pote bem fechado e mantenha na geladeira por 3-4 dias, no máximo. A maionese de abacate fica mais firme quando gelada.

Esta receita de maionese de abacate rende um pote de mais ou menos 200ml.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • jose furtunato barros miranda

    /

    sim deve ser muito gostosa, mas, poderia usar ela como a maionese comum tipo com batatinha, cenoura, etc?… como molho pra um sanduíche acredito que fique muito bom.

  • Luciana Carpinelli

    /

    José, você usa como quiser. Ela substitui muito bem a maionese tradicional. 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram