Você está aqui:  / Acompanhamentos / Vegetais / Vegetariana / Purê de castanhas portuguesas (salgado)

Purê de castanhas portuguesas (salgado)

As castanhas portuguesas começam a ficar mais fáceis de serem encontradas nesta época de fim de ano. É por isso que este purê de castanhas portuguesas vira um excelente acompanhamento para as ceias das Festas de Fim de Ano.

O sabor é muito especial! Um leve adocicado no fundo e o toque especial da noz moscada que conquista todo mundo. E vale reforçar: este é um purê salgado.

Fica bem particularmente com o Bacalhau confitado, mas também faz bonito ao lado de uma carne suína ou de aves. Com certeza vai surpreender e ser o sucesso da mesa.

Purê de castanhas portuguesas (salgado)

250g. de castanhas portuguesas cozidas e descascadas
1/4 de xícara de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de noz moscada ralada na hora
Sal e pimenta do reino a vontade

As castanhas você pode comprar já cozidas, congeladas ou em embalagem à vácuo. Caso compre as frescas, é só cozinhar em panela de pressão com água uns 3 dedos acima das castanhas por cerca de 20 minutos. Depois, descasque-as.

Coloque as castanhas já cozidas com o leite em uma panela pequena. Deixe cozinhar em fogo baixo até que elas estejam bem macias.

Transfira para um processador de alimentos com a manteiga (mantenha o leite) e processe até obter um creme homogêneo. Se preferir, use um mixer.

Prove e tempere com a noz moscada, sal e pimenta do reino. Sirva em seguida. Se quiser, complemente com cebolas fritas (veja como fiz a cebola tostada para acompanhar o o Bacalhau confitado — clique AQUI).

Estas quantidades rendem duas porções do purê de castanhas portuguesas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: