Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Shimeji, brotos de bambu e tofu com molho de gengibre

Shimeji, brotos de bambu e tofu com molho de gengibre

Eu amo comidas orientais, tanto é que sou sempre cliente frequente de mercadinhos e vendas japoneses das regiões em que moro. E o mais legal é que geralmente os pratos são bem fáceis e rápidos de preparar, o que é excelente para resolver as refeições nos momentos de preguiça.

Dia desses, saí de uma mercearia oriental com uma sacola cheia de ingredientes especiais, mas sem pensar em receitas específicas. Foi então que me vi diante do desafio de combinar shimeji, broto de bambu e tofu em um prato gostoso para meu almoço.

Coloquei o gohan na panela, fui limpando o shimeji e soltando a parte final dos cabinhos, piquei o broto de bambu em conserva e cortei o tofu em cubinhos. Olhei, olhei e nada. Peguei o shoyo, lógico. Abri a geladeira e encontrei gengibre. Pronto, estava resolvido: juntaria tudo usando o gengibre para integrá-los bem.

Mais uma dica de comidinha rápida e ao mesmo tempo caprichada. Aproveite!

Shimeji, brotos de bambu e tofu com molho de gengibre

1 xícara de shimeji (claro ou escuro) limpo e solto
1 xícara de broto de bambu em conserva fatiado fino
1 colher de sopa de manteiga (ou de azeite, se preferir)
2 colheres de sopa de gengibre ralado
1 dente de alho bem picadinho
2 colheres de sopa de molho shoyo
1/4 de xícara de água
1/2 xícara de tofu firme em cubos
Cebolinha fatiada
Gergelim tostado a gosto

Em uma frigideira alta, derreta a manteiga (ou aqueça o azeite, para uma versão vegana) e refogue o gengibre e o alho sem deixar dourar. Junte o shimeji e o broto de bambu, misture bem e deixe refogar por mais uns 3 minutinhos.

Dica: o broto bambu em conserva já é cozido, por isso já estará macio. Se você preferir usar o fresco, será necessário cozinhá-lo por cerca de 20 minutos na panela de pressão antes de iniciar esta receita.

Regue com o shoyo e a água, misture novamente e deixe cozinhar por cerca de 5 a 8 minutos, até que o shimeji esteja cozido e o molho tenha reduzido. Adicione o tofu, mexa por 1 minuto para que ele aqueça.

Finalize o shimeji, broto de bambu e tofu com a cebolinha e o gergelim. Sirva em seguida (eu acompanhei de gohan — veja AQUI como preparar).

Estas quantidades servem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram