Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Sopas, cremes e caldos / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Sopa creme de cogumelos

Sopa creme de cogumelos

Acho que já deu para perceber que adoro cogumelos, né? Mas por incrível que pareça ainda não tinha aparecido por aqui nenhuma sopa preparada com eles. Pois agora chegou o momento.

Este creme de cogumelos fica delicioso ao mesmo tempo que é super fácil e prático de fazer — na verdade, limpar os cogumelos é o maior trabalho. Ou seja, uma dica super interessante para aquele jantarzinho rápido e gostoso durante a semana. Esta sopa quentinha é uma excelente fonte de proteínas e nutrientes que, além de aquecer o corpo, ainda vai matar a fome.

Basta um pouquinho de queijo ralado e uma ou duas rodelas de torradas para acompanhar. Seja na #SegundaSemCarne ou não.

Entretanto, se você preferir (ou se sobrar um pouquinho), você pode também envolver um macarrão cozido al dente com este creme de cogumelos. Fica uma delícia!

Sopa creme de cogumelos

1 colher de sopa de manteiga
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
250g. de cogumelos
1 e 1/2 xícara de caldo de legumes
200g. de creme de arroz ou leite de aveia
Noz-moscada ralada na hora
Sal e pimenta-do-reino a vontade

Limpe bem os cogumelos com um pano úmido e corte-os em fatias. Eu usei champignons paris, shimeji e shitake.

Aqueça uma panela e derreta a manteiga. Coloque a cebola e o alho para refogar até ficar transparente. Junte os cogumelos e deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Quando os cogumelos estiverem macios, coloque o caldo e misture bem. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Transfira a sopa para o liquidificador e bata até obter um creme homogêneo (deixe uma fresta para o vapor sair). Se quiser, reserve alguns cogumelos inteiros para enfeitar a sopa.

Retorne o creme para a panela, misture o creme de arroz ou o leite de aveia e leve ao fogo médio, apenas para aquecer. Prove e tempere com sal, pimenta e a noz-moscada.

Sirva em seguida. Estas quantidades rendem duas porções.

E, mais uma vez: se sobrar um pouquinho, você pode também envolver um macarrão cozido al dente com este creme de cogumelos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram