Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Espaguete à putanesca (molho de tomate com azeitonas, alcaparras e alho)

Espaguete à putanesca (molho de tomate com azeitonas, alcaparras e alho)

O molho à Putanesca combina tomates com sabores muito especiais: azeitonas, alcaparras e alho. Uma opção vegana super interessante até para os carnívoros; uma ideia econômica e muito gostosa para variar o cardápio do dia ou então para ocasiões mais especiais pois é deliciosa e fica linda no prato.

Eu adoro as receitas tradicionais, dessas que sobrevivem por gerações e gerações. Isso porque elas costumam ser as melhores (ou não teriam continuado populares por tanto tempo!). E mesmo as mais simples, preparadas com os ingredientes mais comuns, costumam resultar em pratos deliciosos.

É por isso que resolvi trazer esta receita de Espaguete à putanesca para cá. Um autêntico representante de comida boa, bonita e barata — mais familiar italiana, impossível!

Espaguete à putanesca (molho de tomate com azeitonas, alcaparras e alho)

2 porções de espaguete
1 lata de tomates pelados (se preferir, clique AQUI para acessar a receita completa)
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho bem picadinhos
3 filés de anchovas ou aliche (opcional)
1 colher de sopa de alcaparras
1 colher de café de pimenta calabresa
1/2 xícara de azeitonas sem caroço
1/2 xícara de salsinha bem picada

Coloque o espaguete para cozinhar de acordo com as instruções na embalagem para que fique al dente.

Aqueça o azeite em uma panela e coloque o alho para refogar com as anchovas/aliche (se for usar — eu nunca tenho em casa, então acabo fazendo sem), as alcaparras e a pimenta calabresa. Quando o alho começar a dourar e as anchovas estiverem se dissolvendo, adicione as azeitonas, misture bem e deixe refogar por mais uns 2 ou 3 minutos.

Acrescente os tomates pelados picados grosseiramente com o seu suco e a salsinha (reserve um punhado para finalizar o prato). Mexa e deixe cozinhar em fogo baixo por pelo menos 15 minutos, misturando de vez em quando. Prove e, se precisar, corrija o sal.

Escorra a massa e misture-a ao molho. Sirva em seguida com mais molho e a salsinha reservada por cima e, se quiser, um pouco de parmesão ralado.

Esta quantidade serve duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Ira Thomás

    /

    Gostei muito dessa mistura. Obrigada pela receita….

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram