Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Sanduíches / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Patês especiais com um toque defumado: alho e azeitonas pretas

Patês especiais com um toque defumado: alho e azeitonas pretas

Jpeg

Amo pão: quentinho, recém saído do forno; já meio molenga depois de um dia e até endurecido. Tenho truques para reanimá-los e trazê-los à vida só para ter a desculpa de lambuzá-los com alguma coisa bem gostosa antes de devorá-los.

É por isso que um dos itens que não podem faltar em casa, para mim, é pelo menos uma opção de patê. Sem contar que, junto com torradinhas, é uma ótima opção para entreter os convidados enquanto a comilança não começa pra valer.

Costumo dizer que praticamente qualquer coisa pode virar patê, mas um dos meus preferidos é o Patê de alho da minha mãe. Dia desses, resolvi preparar uma versão mais incrementada dele é ainda fiz um pouquinho com azeitonas.

Ficaram tão bons que a entradinha fez até mais sucesso do que o prato principal. É por isso que ganharam a honra de vir para cá.

Patês especiais com um toque defumado: alho e azeitonas pretas

Para a receita da base do patê:
+/- 150g. de ricota fresca (ou cream cheese, creme de ricota — dica: a ricota defumada é uma ótima escolha!)
3 a 4 colheres de sopa de requeijão (para dar o toque defumado, eu usei o Requeijão caseiro defumado — clique AQUI para acessar a receita completa)
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o patê de azeitonas, adicionar:
8 a 10 azeitonas picadas, preferencialmente pretas

Para o patê de alho, adicionar:
2 a 3 dentes de alho bem picadinhos ou amassados
1 colher de sopa de azeite

Amasse a ricota com um garfo e, quando estiver bem soltinha, misture bem com o requeijão até obter um creme.

Para o patê de azeitonas, basta adicionar as azeitonas bem picadinhas. Prove e tempere com sal (se precisar) e pimenta do reino.

Para o patê de alho, aqueça o azeite em uma panelinha e refogue o alho rapidamente, sem deixar que doure. Escorra bem o azeite e deixe esfriar um pouquinho. Incorpore o alho ao creme e tempere com sal e pimenta do reino.

Coloque em um pote bem fechado e conserve na geladeira até o momento de servir. Já guardamos por 1 semana e não azedou.

Sirva com torradinhas, pães, grissinis ou utilize em sanduíches ou como molho para salada (fica uma delícia!).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram