Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / “Maionese” de batata doce (calorias reduzidas)

“Maionese” de batata doce (calorias reduzidas)

MaioneseDeBatataDoce_CozinhandoPara2ou1

Eu amo aquela nossa tradicional Salada de maionese com batatas, que geralmente acompanha o churrasco. Quando morei em Berlim, acabei conhecendo algumas inúmeras variações sobre o mesmo tema e aprendi com minha mãe alemã uma receita deliciosa que é feita com uma incrível maionese de iogurte (para quem se interessar, é a Kartoffelsalat mit Joghurt Mayonnaise).

Outro dia, sem muitas opções na geladeira e uma vontade de comer algo simples mas saboroso, encontrei uma batata doce e iogurte. O caminho até esta adaptação mais leve e ainda assim bem gostosa da nossa tradicional salada foi bem curto.

Se você quiser, pode bater os ingredientes da maionese no liquidificador e aí ela fica cremosa e firme, mas eu prefiro usar o batedor manual e deixá-la mais parecida com um molho cremoso, que também pode ser usado para temperar uma saladinha de folhas ou acompanhar legumes grelhados como um petisco ou entradinha. Fica a dica! 😉

“Maionese” de batata doce (calorias reduzidas)

1 batata doce média (+/- 350g.)

Para o molho de maionese de iogurte:
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1/2 colher de sopa de mostarda
1/2 colher de sopa de alcaparras bem picadinhas
4 colheres de sopa de iogurte natural (não adoçado)
+/- 4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas ou 1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas
Sal e pimenta do reino a vontade

Lave bem a batata doce, descasque-a e corte-a em cubos não muito pequenos. Coloque-as em uma panela com água fria e leve ao fogo alto. Quando levantar fervura, abaixe o fogo, adicione +/- 1 colher de sopa de sal e deixe cozinhar por uns 8-10 minutos (os pedaços devem ficar macios mas ainda bem firmes). Depois disso, escorra-os bem.

Enquanto as batatas cozinham, prepare o molho de maionese de iogurte. Em uma tigela, misture o alho, a mostarda, as alcaparras e o iogurte. Com um batedor (fouet), vá batendo o molho enquanto adiciona um fio de azeite até obter um creme homogêneo (ele não precisa ficar firme). Acrescente os outros ingredientes e tempere com sal e pimenta do reino. Dê mais uma mexidinha e, se não for usar imediatamente, conserve na geladeira.

Envolva os cubos de batata doce ainda mornos com o molho. Você pode servir em seguida ou então esperar que a salada esfrie, mantendo-a sempre na geladeira.

Esta quantidade serve bem duas pessoas ou até três e pode ser complementada com uma salada de folhas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Juliana Launé

    /

    Boa noite!!! Amei suas receitas, infelzmente não consigo encontrar seu Instagram.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Juliana, é só procurar pelo @CozinhandoPara2ou1 lá 🙂

  • ivone

    /

    Da´para congelar batata doce com maionese?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Ivone, não é aconselhável congelar nem a maionese e nem a batata doce. Portanto, não recomendo congelar esta receita.
    Abraço e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram