Você está aqui:  / Fora da cozinha / Fora da cozinha: receitas para manter o banheiro sempre cheiroso

Fora da cozinha: receitas para manter o banheiro sempre cheiroso

image
Quando voltei a morar em São Paulo, em um prédio mais antigo, sofri com o cheirinho desagradável do banheiro — usado só por mim e sempre muito limpo. Por isso tentei muita coisa e agora reuni aqui tudo o que funcionou. Aproveito, então, para retomar os posts de dicas Fora da Cozinha.

. Bom, vamos ao básico: nenhum banheiro vai ficar cheiroso por muito tempo se ele não estiver limpo. Portanto, antes de tentar qualquer uma dessas dicas, invista em uma boa faxina.

. Para começar, verifique os encanamentos. Se algo estiver errado, não há perfume que resista, pois o esgoto da sua casa ou o dos vizinhos (principalmente em apartamentos) pode não estar sendo eliminado corretamente.

. Caso não haja problema no encanamento e, mesmo assim, os ralos estiverem cheirando mal, limpe-os com soda cáustica (1 colher de sopa para 1 litro de água — use com cuidado e leia as instruções antes). Repita pelo menos a cada 2 meses para eliminar quaisquer resíduos acumulados.

. Depois da limpeza dos ralos, cubra-os com tampões vendidos em casas de materiais de construção ou até mesmo com tapetes enquanto não estiverem sendo usados. Colocar um pouquinho de desinfetante perfumado dentro deles antes de tampá-los também é uma boa.

. Finalize a faxina do banheiro passando no chão e nos azulejos um limpador perfumado ou 1/2 tampinha de amaciante de roupas dissolvida em 1 litro de água. O cheirinho de limpeza vai durar mais.

. Sempre que possível, entre as faxinas, coloque um pouco de desinfetante ou água sanitária no vaso e deixe por uns 10 minutos. Depois disso, dê a descarga (com a tampa fechada) para fazer uma limpeza leve.

. Aquelas pastilhas para vaso sanitário também ajudam. Para quem não gosta de trocá-las, hoje existem modelos com aplicadores, que facilitam na hora de colocá-las.

. Nunca deixe o lixinho muito cheio e use sempre um saco plástico para protegê-lo. Em casas com 1 ou 2 pessoas, prefira um de tamanho menor e retire os resíduos com certa frequência.

. Lembre-se de lavar bem o lixinho a cada faxina. (Confesso que não fazia isso quando comecei a morar sozinha — naquela fase em que a gente ainda acredita que papel higiênico aparece milagrosamente no armário, sabe? ;))

. Um sabonete cheiroso na pia acaba deixando o ambiente, principalmente os pequenos, com o seu perfume. Se é um banheiro pouco usado, como os lavabos, vale a pena pagar um pouquinho mais para deixá-lo sempre pronto para visitas.

. Um truque interessante é montar um arranjo com cravos e canelas em pau (como o da foto), que ajudam a deixar um perfume gostoso no ambiente. Você encontra canela em cascas maiores em lojas de produtos naturais e de decoração.

. Outro truque famoso é pingar algumas gotinhas de óleos essenciais no rolo de papel higiênico (no papelão do meio). Mas cuidado para não deixar escorrer no papel pois isso pode te causar problemas.

. Velas, sachês, difusores e flores também ajudam na tarefa de manter o banheiro sempre perfumado. Mas não exagere e tome cuidado ao combinar os aromas deles com o do desinfetante e do sabonete — se não acaba ficando até pior.

. E, por fim, deixe a porta e a janela (caso tenha) bem abertos depois do banho para que o banheiro não fique úmido, o que pode provocar fungos e cheiro de mofo.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

8 Comentários

  • guaracyara silva medeiros da rosa

    /

    gostei muito da dica.obrigado

  • luciana c.

    /

    Eu que agradeço a visita e o comentário, Guaracyara. Volte sempre! 🙂

  • jessics

    /

    muito boom…to com problema tbm assim..msm limpo nao tem aquele cheiro boom..eu quero beeem cheiroso!!

  • Luciana C.

    /

    Na minha casa essas dicas funcionaram, espero que na sua também dê certo! 🙂

  • Dani

    /

    Vou fazer os arranjinho

  • Mary

    /

    olá Luciana: ótimas dicas,vou fazer este arranjo com cravo e canela.
    muito útil o seu blog. abraços. 🙂

  • Luciana C.

    /

    Oi, Mary.
    Obrigada 🙂
    Volte sempre!

  • rita gomes cruz

    /

    gostei muito da sua dica vou fazer tambem.bjs

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram