Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Tortas e quiches / Vegetais / Enformado de inhame com brócolis, couve flor e queijo branco (calorias reduzidas)

Enformado de inhame com brócolis, couve flor e queijo branco (calorias reduzidas)

wpid-img_20130225_131632.jpg

Depois que descobri o sabor e as maravilhosas propriedades nutricionais do inhame, ele virou meu tubérculo favorito. Com base nele, nasceu essa receita saudável, que tem carboidratos, proteínas e muitas vitaminas, com poucas calorias. Um prato completo e saboroso — além de saudável, é claro!

3 inhames médios
1 batata pequena
1 colher de chá de margarina (light)
1 colher de sopa de queijo ralado (light)
1 1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas
1 xícara de floretes de brócolis e de couve flor
2 colheres de sopa rasas de requeijão (light)
100g. de queijo branco (light)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Descasque os inhames e as batatas, corte-os em pedaços e coloque-os para cozinhar em água com sal por 15 minutos. Em uma panela separada, coloque também o brócolis e a couve flor para cozinhar com um pouco de sal por 3 minutos.

Escorra o inhame e a batata e amasse-os bem para formar um purê. Acrescente a margarina, o queijo ralado, 1/2 colher de ervas finas e tempere com sal e pimenta do reino. Se estiver muito firme, use um pouquinho de água ou leite para amolecer. Cubra o fundo de um refratário com este purê.

Espalhe os floretes de brócolis e couve flor sobre o purê e tempere com um fio de azeite, sal e pimenta do reino. Por cima, distribua “pingos” de requeijão com a ajuda de uma colher de chá ou de um saco de confeitar. Cubra com fatias finas de queijo branco, regue com mais um fio de azeite, tempere com sal e pimenta do reino e finalize salpicando o restante das ervas finas.

Leve ao forno pré-aquecido em 250°C até o queijo começar a ficar dourado. Sirva em seguida.

Esta receita serve bem duas pessoas, com a necessidade apenas de uma salada de folhas para acompanhar.

wpid-img_20130225_131816.jpg

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram