Você está aqui:  / Aves / Carnes / Reaproveitamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sopas, cremes e caldos / Vegetariana / Creme de milho

Creme de milho

Este creme de milho pode ser servido acompanhado de arroz ou então como molho de carnes, principalmente filés de frango (eu prefiro empanados). No prato da foto, substituí o frango pela berinjela — e eu que não gosto dela começo a criar um certo apreço.

Receita da minha vó Nair, que me acostumou a comer o creme assim, com metade do milho batido no molho e a outra metade em “caroços”, como ela gostava de dizer.

E o mais gostoso é que, se sobrar, basta bater no liquidificador com um pouco de leite e dar mais uma temperadinha que vira uma sopa gostosa, super aveludada.

Creme de milho

1 lata de milho verde em conserva
1 receita de molho bechamel ou 1 lata de creme de leite
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
Sal e pimenta do reino
1 punhadinho de queijo ralado (opcional)

Prepare o molho bechamel e tempere com a cebola, o alho, o sal e a pimenta do reino. Escorra o milho, misture ao creme e prove novamente. Como alguns milhos em conserva têm sabor adocicado, coloco um pouco de queijo ralado para equilibrar.

Caso prefira fazer com o creme de leite, refogue o milho com os temperos em um fio de azeite e acrescente o creme, sem deixar ferver. Corrija o sal, se necessário.

Eu gosto de mastigar o grãozinho de milho quando como, mas se quiser um creme mais homogêneo, pode bater os grãos no liquidificador com um pouquinho de água antes de utilizá-lo ou então bater o creme já pronto antes de servir.

Estas quantidades rendem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram