You are here:  / Dicas da Nutri / É possível manter-se saudável com uma alimentação sem carne?

É possível manter-se saudável com uma alimentação sem carne?

alimentacaosemcarne

A maioria da população brasileira não abre mão de comer a sua porção diária de carnes, mas temos notado que nos últimos anos o número de pessoas que aderem ao vegetarianismo tem aumentado cada vez mais.

O vegetariano é aquele que exclui da sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos. A exclusão da proteína animal da alimentação é praticada por diversas razões – científicas, ambientais, religiosas, filosóficas ou éticas. Fato é que estudos científicos já demonstraram que é possível atingir o equilíbrio e a adequação nutricional com dietas vegetarianas desde que bem planejadas e, somente quando necessário, suplementadas.

Independente do tipo de vegetarianismo escolhido, é sempre importante ficar de olho na quantidade de proteína e de cálcio ingeridos. Alimentos como a quinoa, o amaranto, a semente de gergelim e a soja (ou os preparados de soja como o tofú) podem garantir uma oferta muito interessante destes nutrientes.

Em dietas de pessoas ovolactovegetarianas (que consomem laticínios e ovos), os elementos que exigem mais atenção são Ferro, Zinco e Ômega 3. O Ferro pode ser encontrado no feijão (preferencialmente preto), na lentilha, na ervilha, na gema de ovo e nos folhosos de coloração verde-escura (como o espinafre, o brócolis, a couve e o agrião). O Zinco pode ser encontrado na semente de abóbora, na soja cozida, nas amêndoas e nos amendoins. O Ômega 3, pode ser encontrado na semente de chia, na semente de linhaça e nas nozes.

Já em uma dieta vegetariana restrita, é muito comum se observar uma falta de vitamina B12 que está presente tem todos os alimentos de origem animal. Neste caso, esta vitamina precisa ser consumida em alimentos fortificados – como, por exemplo, alguns levedos de cerveja e leites a base de soja que contém esta vitamina adicionada em sua composição. Fique sempre de olho no rótulo para verificar a melhor escolha.

A quantidade destes alimentos e a necessidade de suplementação ou não, é individualizada para cada pessoa e por isso faz-se muito importante o acompanhamento da alimentação vegetariana com um profissional nutricionista de sua confiança. Portanto, nada de ir até a farmácia e comprar todos os polivitamínicos que encontrar pela frente!

É o nutricionista ou nutrólogo quem vai orientar sobre quais alimentos contêm os nutrientes necessários para o corpo e é ele quem fará com que o vegetarianismo seja um estilo de vida saudável, evitando os riscos que uma dieta muito restritiva pode causar ao nosso corpo..
.
.
Logo-Thaís-Lamonica-Nutricionista
.

.

Thaís Lamonica é nutricionista com foco de trabalho na reeducação alimentar e no emagrecimento. Escolheu estudar Nutrição pois queria ajudar as pessoas através de um fator que estivesse presente na casa de todo mundo – o alimento. Acredita que pode auxiliá-las a entenderem que se alimentando melhor podem ter mais qualidade de vida, autoestima e longevidade.

Foto: reprodução

 

Acesse nossas sugestões de receitas sem carne e comece a adotar a Segunda Sem Carne com a gente!
O principal objetivo da Segunda Sem Carne é mostrar que é possível ter refeições nutritivas e gostosas sem a proteína animal, e convida as pessoas a tirarem a carne do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrirem novos sabores.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

vinte + 8 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram