You are here:  / Dicas da Nutri / Como se alimentar bem em dias quentes

Como se alimentar bem em dias quentes

beach_picnic

O final do ano esta chegando e nessa época as pessoas desejam esbanjar um corpo magro em virtude de que logo estarão viajando em férias. O que tem de errado nisto? Absolutamente nada se este objetivo não fosse alcançado com dietas malucas e restritivas.

Infelizmente, a queima das gordurinhas extras não se dá de uma hora para outra. A associação de uma dieta de baixas calorias com exercícios é capaz de acelerar a perda de peso e promover o ganho de massa magra de forma mais efetiva mas, ainda assim, o processo leva algum tempo. E se não bastante o esforço extenuante para atingir o “peso ideal” até as festas de final de ano ou as férias de janeiro, quando elas finalmente chegam, a maioria se esquece que passou por uma reeducação alimentar e volta a comer tudo errado.

Vale lembrar que a Reeducação Alimentar deve acontecer ao longo do ano todo e é por isso que vamos falar de alguns alimentos que contribuem positivamente para a saúde no verão e nos dias mais quentes e que não levam ao ganho de peso (se forem consumidos moderadamente).

Antes de começar a listar estes alimentos, vale ressaltar que, embora o foco das viagens e das férias não seja a alimentação, ficar sem alimentar de 3 em 3 horas faz com que na próxima refeição haja um consumo maior de alimentos. Para evitar isso, tenha sempre em mãos frutas, mix de nuts ou frutas secas para comer. Evite petiscos calóricos como frituras, salgadinhos e porções diversas. Lembre-se também que não se deve substituir a comida pelo álcool — ele aumenta a gordura abdominal, celulites, flacidez e leva ao envelhecimento precoce.

Outro alimento que tem valor nutricional interessante, mas a maioria das pessoas o consome de forma errada é o milho. Adicionar manteiga ou maionese prejudica muito na questão calórica e no valor nutricional e tenha cuidado também com a adição de sal exagerado — o que agrava o inchaço, sintoma comum no calor.

Para se refrescar é sempre interessante o uso de sucos naturais, de picolés de frutas, de salada de frutas e de bastante salada nas refeições. A variação do suco é uma forma interessante para não consumir refrigerantes e sucos em pó, mas lembre-se de que sucos são mais calóricos do que a própria fruta (são necessárias várias unidades para preparar um único copo) e de que a ingestão de sucos não substitui o consumo de água.

Aliás, um item de extrema importância, principalmente em dias quentes, é a hidratação, imprescindível não só durante a prática de atividades físicas, como no dia a dia de qualquer pessoa que deseja preservar sua saúde, por isso beba durante o dia todo para que seu organismo não sofra consequências. A água de tem diversos benefícios que já foram listados no nosso artigo Água: você se lembra dela no dia a dia?.

Você já ouviu falar que alguns alimentos ajudam a intensificar a cor da pele no verão? Que tal utilizá-los neste momento? A cenoura, por exemplo, pode ser consumida como aperitivo enquanto você toma o banho de sol. A beterraba pode ser uma opção na forma de sucos, em saladas ou sanduíches. O broto de alfafa também é uma ótima opção para ser consumida em saladas.

Também não se esqueça de consumir alimentos fontes de Vitamina C, como a laranja, o caju e a acerola, e fontes de Magnésio, presente nos grãos, sementes e nos sucos verdes.

Aproveite o verão com bastante sabedoria e lembre-se: as escolhas somos nós que fazemos. Não há motivo para deixar para depois e passar o verão inteiro se arrependendo e tentando esconder as “gordurinhas extras”. Os recursos existem e devem ser usados.

.

Logo-Thaís-Lamonica-Nutricionista

.

.

 

Thaís Lamonica é nutricionista com foco de trabalho na reeducação alimentar e no emagrecimento. Escolheu estudar Nutrição pois queria ajudar as pessoas através de um fator que estivesse presente na casa de todo mundo – o alimento. Acredita que pode auxiliá-las a entenderem que se alimentando melhor podem ter mais qualidade de vida, autoestima e longevidade.

Foto: reprodução

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram