Você está aqui:  / Dicas da Nutri / 8 dicas de alimentação para manter o planejamento alimentar nas férias

8 dicas de alimentação para manter o planejamento alimentar nas férias

ice-1622109_960_720

Com a proximidade das férias escolares e o aumento das temperaturas, logo nos vem no pensamento a ideia de curtir o calor e aproveitar para viajar.

Se o seu objetivo é curtir não somente este verão mas manter uma alimentação equilibrada e saudável, é fundamental que a reeducação alimentar continue acontecendo mesmo durante as férias.

Pensando nisso, elaborei 8 dicas de alimentação para que você possa aproveitar o verão sem culpa e para que possa estender para o ano inteiro:

  • Fracione suas refeições: Embora o foco das viagens e das férias não seja a alimentação, vale ressaltar que ficar sem alimentar de 3 em 3 horas faz com que na próxima refeição haja um consumo maior de alimentos.
  • Escolha opções saudáveis: Tenha sempre em mãos frutas, castanhas e outros grãos e frutas secas para comer. Evite petiscos calóricos como frituras, salgadinhos e porções diversas.
  • Cuidado com a bebida alcóolica: O álcool aumenta a gordura abdominal, as celulites, provoca flacidez, destrói neurônios e leva ao envelhecimento precoce.
  • Atenção aos itens adicionados aos alimentos: O milho, por exemplo, é um alimento comumente consumido nas praias e que tem um valor nutricional bastante interessante, mas a maioria das pessoas o consome de forma errada. Colocar manteiga ou maionese aumenta muito as calorias e prejudica seu valor nutricional. Opte por não adicionar complementos muito calóricos e tenha cuidado também com a adição de sal exagerado, que aumenta o inchaço, sintoma comum no calor.
  • Abuse das frutas: É sempre interessante optar por sucos naturais, água de coco, salada de frutas e frutas in natura ou adicionadas às saladas de folhas e legumes. A variação do suco é uma forma interessante para não consumir refrigerantes ou sucos em pó. Dê preferência, também, aos sorbets (espécie de sorvete cremoso feito apenas com frutas e água).
  • Lembre-se sempre da água: A água tem diversos benefícios principalmente para favorecer a hidratação nos dias mais quentes. Por isso, beba pelo menos 2 litros de água durante o dia para que a pele não sofra consequências.
  • Coma comida pelo menos 1 vez ao dia: É muito comum durante as viagens optarmos por alimentos mais práticos e fugirmos do básico do dia a dia. Porém é muito importante incluir pelo menos uma refeição completa ao dia, pois desta forma teremos a oferta das vitaminas e minerais adequados para garantir o equilíbrio corporal e evitar o exagero. Não se esqueça de incluir hortaliças, proteínas e carboidratos nas suas refeições.
  • Sempre que possível, leve de casa: Se você acha que não consegue se controlar com a infinidade de opções que estará exposto enquanto estiver viajando, prefira levar opções de casa para comer na praia ou na piscina. Além das frutas e do Mix de castanhas e frutas secas (clique AQUI e veja como prepará-lo), você pode fazer pequenos lanchinhos com pães integrais com patês de atum ou frango com creme de ricota ou cream cheese light ou até com a adição de legumes como Abobrinha marinada, pimentão assado ou patê de berinjela.

Aproveite o verão com bastante sabedoria e lembre-se de que as escolhas somos nós que fazemos. Não há motivo para deixar para depois e passar o verão inteiro se arrependendo.

.
Logo-Thaís-Lamonica-Nutricionista
.
.

 

Thaís Lamonica é nutricionista com foco de trabalho na reeducação alimentar e no emagrecimento. Escolheu estudar Nutrição pois queria ajudar as pessoas através de um fator que estivesse presente na casa de todo mundo – o alimento. Acredita que pode auxiliá-las a entenderem que se alimentando melhor podem ter mais qualidade de vida, autoestima e longevidade.

Foto: Reprodução

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram