Peixinho da horta (folhas de Stachys byzantina empanadas)
O peixinho da horta é uma PANC (Planta Alimentícia Não-Convencional), a folha fofinha da Stachys byzantina. Rica em proteína, geralmente é bem temperadinha, empanada e frita para ser servida como um petisco vegetariano ou vegano (se não usar ovo na massa).
Fazia tempo que queria provar, mas demorei para encontrá-la. Numa feira orgânica, comprei três mudinhas e com muito carinho e muita paciência cuidei para que crescessem logo e pudessem ser devoradas. Finalmente elas ficaram recheadas de folhas peludinhas e criei coragem de colhe-las, deixando algumas no pé.
Preparei uma massa caprichada para empanar as folhinhas antes de fritá-las. E é claro que ficaram uma delícia! Aliás, meu pai (que é super chato para experimentar comidas diferentes) comeu feliz e no fim perguntou: que peixe é, manjubinha ou lambari? 😉
Peixinho da horta (folhas de Stachys byzantina empanadas)
Folhas de peixinho da horta (Stachys byzantina)
1/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de fubá
1 ovo (para uma receita vegana, substitua por 1 colher de sopa de maisena)
1/2 xícara de água bem gelada
2 colheres de sopa de limão espremido
Sal e pimenta do reino a vontade
Óleo vegetal para fritar (eu prefiro o de girassol)
Lave bem as folhas do peixinho da horta e seque-as muito bem com um pano de prato limpo ou papel toalha.
Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o fubá e a maisena, se for usar. Junte a água, o ovo (se for usar), o limão e tempere com sal e pimenta do reino.
Aqueça uma panela alta com cerca de dois dedos de óleo. Mergulhe um palito de fósforo apagado dentro do óleo e espere que ele acenda — isso quer dizer que o óleo está pronto para a fritura.
Envolva uma a uma as folhas de peixinho da horta na massa e coloque no óleo para fritar até que a casquinha esteja dourada. Retire do óleo com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente. Repita até o fim da massa e das folhas de peixinho da horta.
Sirva acompanhado de limão cortado e de uma boa cerveja gelada.
(- > Na foto abaixo, clique na setinha que fica na lateral direita para ver a folha empanada e frita mordida e as folhinhas antes de serem empanadas.)
Adriana Alves
21 de setembro de 2019 em 20:52
Palito de fósforo?
Carolina Sobrinho Bispo
17 de dezembro de 2019 em 7:10
Eu tenho essa planta em casa,fiz essa receita e ficou uma delicia ( amei! )