Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem lactose / Nhoque na manteiga com sálvia

Nhoque na manteiga com sálvia

Comida bem-feita, para mim, tem que ficar bonita no prato. Mesmo que seja um arrozinho com feijão, bife e salada, confesso que perco a vontade de comer quando vejo um prato todo bagunçado — em restaurantes, então, dá vontade de ir embora sem comer (e sem pagar, é claro!). Não custa nada ter um pouquinho de capricho ao servir alguém.

O visual é, sim, importante. Ao ver uma comida bonita, a gente fica com água na boca, parece que as papilas gustativas se animam para degustar o prato e a gente come com mais gosto, aproveitando ao máximo os sabores.

Este nhoque na manteiga com sálvia é super simples e ao mesmo tempo bem complexo: a maciez da batata, a suntuosidade da manteiga, o perfume da sálvia e o crocante das nozes (que eu acabei esquecendo de colocar para a foto e servi só na hora de comer)… e fica lindo no prato, sem muita frescura.

Mais uma receita com memória da Rita Lobo.

Nhoque na manteiga com salvia

2 porções de nhoque (cerca de 60 unidades)
2 colheres de sopa de manteiga
3 ramos de sálvia
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
nozes torradas e picadas a gosto para servir

Leve uma panela média com água ao fogo alto. Unte uma travessa com óleo. Assim que a água ferver, junte 1/2 colher de sopa de sal e, com uma escumadeira, mergulhe uma porção de nhoque. Deixe cozinhar até as bolinhas subirem à superfície.

Retire os nhoques, escorrendo bem a água pela escumadeira e transfira para a travessa untada com óleo. Cozinhe a outra porção de nhoque e reserve a água do cozimento – ela vai ser utilizada para fazer o molho.

Leve uma frigideira média, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, adicione 1/2 colher de manteiga e junte 1 porção de nhoque – coloque quantos couberem na frigideira, sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para um prato de servir e repita com o restante, adicionando mais 1/2 colher de manteiga.

Abaixe o fogo da frigideira e acrescente 1 colher de manteiga. Assim que derreter, junte os ramos de sálvia e deixe por 1 minuto para perfumar – reserve 1 ramo de sálvia crocante para servir. Desligue o fogo e acrescente 1/4 de xícara da água do cozimento do nhoque. Faça movimentos circulares com a frigideira para misturar e formar um molho liso – não mexa com uma espátula, a gordura da manteiga pode se separar do molho. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Regue os nhoques dourados com o molho e as folhas de sálvia. Polvilhe com as nozes picadas, decore com o ramo de sálvia crocante reservado e sirva a seguir o nhoque na manteiga com sálvia.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram