Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Marmita / Peixes e frutos do mar / Sanduíches / Sem glúten / Sem lactose / Sardinhas à escabeche

Sardinhas à escabeche

Sardinhas à escabeche são uma preparação super simples e muito barata. Apesar disso, é um prato riquíssimo em cálcio (que mantém os ossos saudáveis) e Ômega 3, uma espécie de gordura super benéfica que ajuda a diminuir as consequências dos processos inflamatórios do nosso corpo prevenindo problemas principalmente cardíacos, intestinais e nas articulações. Ou seja: além de ser um prato super gostoso e econômico, ainda faz bem.

Precisa de ainda mais motivos para anotar a receita? Ela é SUPER fácil de fazer e fica pronta rapidinho. Acho que agora já te convenci. 🙂

Pois então providencie os ingredientes para provar esta delícia da culinária mediterrânea (principalmente de Portugal e da Espanha).

Sardinhas à escabeche

5 a 6 sardinhas frescas e limpas (cerca de 250g.)
2 cebolas pequenas em rodelas
2 tomates médios em rodelas
1 pimentão vermelho ou verde grande em rodelas
1 colher de chá de páprica doce ou picante
1 punhado de ervas frescas picadinhas
1 folha de louro
1/2 xícara de vinagre ou vinho branco
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Depois de cortar todos os ingredientes, forre o fundo de uma panela de pressão com metade das cebolas e depois faça uma camada com metade do tomate. Eu não usei o pimentão porque não gosto, mas se for usar, coloque metade aqui também. Tempere com sal e pimenta do reino.

Arrume as sardinhas sobre os tomates. Cubra o peixe com mais uma camada de cebolas e tomates (e pimentão) e tempere novamente com sal e pimenta do reino.

Por cima, distribua a páprica, as ervas, a folha de louro (eu não tinha, por isso não usei) e regue com o vinagre ou vinho branco. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e conte 20 minutos.

Espere a pressão sair antes de abrir a tampa. Sirva em seguida com o molho que se forma na panela. Eu acompanhei de Purê de macaxeira com manteiga de garrafa e queijo coalho.

Estas quantidades servem bem 2 pessoas. Eu gosto de fazer um pouquinho mais e guardar as sobras na geladeira para depois fazer sanduíche ou canapés com a sardinha gelada mesmo.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram