Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Massas e molhos / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Massa gravatinha com molho de iogurte, ervilhas e nozes

Massa gravatinha com molho de iogurte, ervilhas e nozes

MolhoDeIogurteErvilhasENozes_CozinhandoPara2ou1

Um molho aveludado de iogurte com ervilhas e nozes picadas que envolve deliciosamente uma massa cozida al dente e pode ser servido quentinho ou gelado como salada. Uma ótima ideia para ser servida nesses dias de outono, que oscilam entre os almoços abafados e os jantares já mais fresquinhos.

Excelente dica que trouxe lá do blog Mel e Pimenta da Eline: uma refeição leve e nutritiva para ninguém ficar com a consciência pesada depois.

Massa gravatinha com molho de iogurte, ervilhas e nozes

200g. de massa curta (usei o gravatinha mas pode ser penne, fusilli etc.)
1 pote de iogurte natural não adoçado (170 g.) [Se preferir, use o caseiro, clique AQUI para acessar a receita completa]
1 xícara de ervilhas congeladas
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 punhado de nozes quebradas
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
Folhas de manjericão rasgadas
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque a ervilha em uma peneira, passe por água corrente para retirar os cristais de gelo que se formam e deixe escorrendo na peneira.

No liquidificador coloque o iogurte, o dente de alho, metade das ervilhas, o queijo, o azeite de oliva e uma pitada de sal e bata até obter uma mistura totalmente homogênea.

Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem para que fique al dente. Quando faltar 3 minutos para o tempo de cozimento da massa, acrescente à mesma panela o restante das ervilhas e deixe ferver até o fim do tempo.

ComoFazerMolhoIogurteErvilha_CozinhandoPara2ou1

Assim que a massa estiver pronta escorra-a junto com as ervilhas e coloque-a de volta na panela (não ligue o fogo novamente para não talhar o iogurte). Adicione o molho de iogurte, a noz-moscada ralada na hora e misture bem.

Experimente, ajuste o sal, adicione pimenta moída na hora, polvilhe as nozes quebradas e as folhas de manjericão rasgadas.

Sirva em seguida. Estas quantidades rendem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • cassia

    /

    Uma delícia, Luciana!
    Faço inúmeras receitas do seu blog quase toda semana, gosto muito do seu jeito, sáo práticas, fáceis, muito gostosas, parabéns!
    Um abraço!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Cássia!
    Fico muito feliz em saber que você é uma leitora fiel e que experimenta as receitas que compartilho.
    Beijo grande e volte sempre 🙂

  • Juliana

    /

    já tinha feito uma ou outra receitas suas buscando pelo google, e como tô sendo direcionada aqui pela terceira vez, já vou te favoritar em tudo! a quiche light de palmito tá assando e já adorei todas suas receitas só de ler, quero tentar várias essa semana. obrigada e beijos!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Juliana, que bom que você voltou e gostou do que encontrou aqui. Fico super feliz!
    Tenho certeza que sua quiche ficou maravilhosa.
    Beijo 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

vinte + 11 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram